Os 23 convocados para Copa 2010

Posted: terça-feira, 11 de maio de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
4

Saiu o que todos queriam! Calma pessoal, ainda não foi o décimo terceiro... foi “apenas” a lista dos 23 selecionáveis do Dunga. A lista com aqueles que terão a nossa torcida durante todo o mês de Junho, e se tudo der certo até o início do mês de Julho. A lista, que apesar de algumas injustiças, será a responsável por tentar nos trazer o Hexa! Já escrevi sobre qual seria a minha lista, então vou me dar o direito de apenas comentar essa lista do Dunga.

No gol não teve nenhuma surpresa. Foram chamados Júlio César, Doni e Gomes. Júlio César é hoje, sem sombra de dúvida, o melhor goleiro do mundo. Tem excelente reflexo, é seguro e sempre que precisam dele, ele está lá para garantir. O sucesso da Internazionale neste ano se deve, e muito, as atuações do Júlio César. A convocação do Gomes foi uma surpresa, mas foi uma justa surpresa. Ele fez uma boa temporada defendendo o gol da Tottenham e merecia sim a convocação. Doni só tem a confiança do Dunga, principalmente pelas atuações na Copa América em 2007, e hoje ele briga com outro goleiro para ficar no banco de reserva da Roma.

Nas laterais foram convocados Daniel Alves e Maicon para a lateral direita e Michel Bastos e Gilberto para a esquerda. De lateral direito estamos bem servidos, tanto o Maicon quando o Daniel Alves podem assumir a camisa 2 do Brasil com extrema eficiência. Não só da seleção Brasileira, mas de qualquer outra seleção do mundo. A esquerda foi o nosso maior problema nessa preparação para a Copa, desde a saída de Roberto Carlos nenhum outro jogador agradou ao ponto de ser considerado titular incontestável. Michel Bastos tem jogado pelo Lyon mais no meio campo, e acreditem no lado direito. O Gilberto, pelo Cruzeiro, tem jogado no meio campo, acredito que a escolha do Gilberto seja pela experiência dele já ter participado de Copa do Mundo.

Na zaga os titulares absolutos Lúcio e Juan terão como companheiros de setor o Luisão e o Thiago Silva. Juan conviveu com as lesões durante boa parte da temporada, mas conseguiu uma boa seqüência de jogos na reta final do campeonato Italiano. Lúcio após terminar a temporada passada desempregado, encontrou o bom futebol na Internazionale com atuações seguras. Luisão foi o capitão no título do Benfica no campeonato Português desta temporada. Se tudo der certo, acredito que o próximo capitão da seleção Brasileira será Thiago Silva, jogador técnico de excelente posicionamento e que não sai distribuindo pontapés.

A música do Skank diz: “o meio-campo é o lugar dos craques, que vai levando o time todo para o ataque...”. Os nossos “craques” escolhidos foram: Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Kleberson, Ramires, Elano, Júlio Batista, Kaká. Gilberto Silva é jogador de confiança do Dunga, e apesar da idade avançada ainda consegue fazer bem a sua função. Josué não tem futebol para ser convocado, só na cabeça do Dunga. Felipe Melo fez uma péssima temporada na Juventus, tendo a sua contratação sendo considerada um fracasso, mas na seleção sempre jogou bem. O Kleberson começou muito mal o ano de 2010, frequentando o banco de reserva do Flamengo e não rendendo quando entrava em campo. Ramires em sua primeira temporada na Europa foi um dos responsáveis pela conquista do título Português pelo Benfica. Elano esteve presente na maioria das convocações do Dunga, e sejamos justos com ele, pois sempre fez o seu pela seleção. Kaká não teve uma boa temporada, ele conviveu com lesões, críticas e fracassos jogando pelo Real Madrid. A nossa esperança é que ele tenha guardado todo o seu futebol para a Copa. Júlio Batista é reserva na Roma, mas quando o Dunga precisou dele, ele cumpriu com eficiência o seu trabalho (Copa América em 2007). Mas será que seria ele o melhor jogador para substituir Kaká em uma eventual suspensão ou contusão (batam na madeira!) na Copa?

Nosso ataque terá Robinho, Luís Fabiano, Nilmar, e Grafite. Robinho sempre teve a confiança do Dunga, mesmo em má fase na Inglaterra. Forçou a barra e voltou para o Santos em busca do seu melhor futebol, ele ainda não encontrou, mas está no caminho certo. Luís Fabiano também conviveu com lesões nessa temporada pelo Sevilha, o nosso sucesso na Copa depende, e muito, dos gols do Fabuloso. Robinho e Luis Fabiano não chegam a ser um Romário e Bebeto, mas se completam e formam uma perigosa dupla de ataque. Seus reservas são Nilmar e Grafite. Nilmar voltou a jogar na Europa e pode desempenhar a função do Robinho e a do Luís Fabiano. É importante ter essa versatibilidade no grupo. Grafite foi a grande surpresa dessa lista, a temporada 2009/2010 não foi sua melhor pelo Wolfsburg (ALE) e esta é apenas sua terceira convocação para a Seleção. No último amistoso, em Março, ele foi convocado e entrou bem na partida.
Agora não adianta reclamar de quem foi e quem não foi convocado, a lista é essa. Se até a Copa ninguém se machucar é com ela que nós vamos lutar pelo HEXA!

4 comentários:

  1. Tatiane says:

    Todo mundo fez um estardalhaço sobre a não convocação do Adriano, mas eu achei agonia demais pra pouca coisa. O time tah legal e já deu resultados muito bons. Aposto q a gt leva o hexa.

    __
    se quiser conhecer meu cantinho:
    http://coracaoonline.blogspot.com/

  1. Léo says:

    Tão crticando o Grafite mas acho que ele joga bem e fez por merecer

  1. poucos se salvam
    que bosta

  1. Eu estava vendo alguns trechos da entrevista do Dunga de ontem ... várias vezes ele fala algo do tipo "Para refrescar a sua memória" ... e numa dessas ele lembrou bem - NA COPA AMÉRICA NãO TINHA O KAKÁ - .... não acho que o Dunga é perfeito, mas ele consegue atingir seus objetivos quase sempre, ao longo do tempo eu fui mudando minha opinião sobre ele porque ele foi ganhando, e aí não da para contestar muito ......