
A paradinha existe desde a época do Pelé, mas nos últimos tempos tem aparecido com mais freqüência e melhor executado. E não é só um recurso dos atacantes não, volantes e goleiros também usam esse artifício. Dos que eu vi usar a paradinha como recurso, o volante Alan Bahia do Atlético-PR é o que melhor soube executar. Já vimos lances em que o goleiro não caiu na paradinha do cobrador, deixando-o em apuros. Fred e Neymar que o digam!
Sabemos que o pênalti não deve beneficiar o infrator, tendo em vista que o infrator impediu uma situação de gol, mas também considero que a paradinha deixa praticamente em zero as chances de o goleiro defender a cobrança. O goleiro já não pode se adiantar antes do batedor cobrar, devendo permanecer com os dois pés na linha do gol, e com a paradinha é praticamente impossível a defesa. Mas os cobradores não precisam se preocupar, ainda vale aquela velha regra do pênalti: se a cobrança for bem feita não tem como o goleiro pegar!
Só espero que TODOS os árbitros sigam essa nova regra com o mesmo critério, e que saibam até quando ainda pode usar a paradinha. Nesta quarta-feira o árbitro Heber Roberto Lopes mandou o goleiro Viáfara (do Vitória) repetir a cobrança de pênalti após ele ter dado a paradinha, e ainda aplicou o cartão amarelo. O pior que esse foi o terceiro cartão amarelo do Viáfara na competição, e ele irá desfalcar o Vitória no primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Santos. Heber, até o dia 1° de Junho pode usar a paradinha!
Achu que a FIFA acertou em coibir a paradinha.
Essa artimanha deixava o Goleiro sem chances de defender o penalti, quando ela era bem trabalhada.
Alguns Juizes ja n acietavam a páradinha como aconteceu com o Diego Souza na Libertadores.
Tudo que eh benefico para o futebol eh importante e essa proibição foi mto benefica....