Tricampeã Mundial, a Alemanha

Posted: sábado, 22 de maio de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
1

Continuando a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2010, faltam 20 dias. Hoje é dia de falar sobre uma das seleções de mais prestígio no mundo, a seleção da Alemanha. Dona de três títulos de Copa do Mundo (1954, 1974 e 1990), a Alemanha é junto com o Brasil o país que mais chegou em finais de Copas do Mundo, foram 7 no total. A diferença é que nós perdemos apenas duas das finais, e a Alemanha perdeu em 1966, 1982, 1986, e 2002. Os três títulos da Alemanha foram conquistados com a bandeira da Alemanha Ocidental, desde que ficou unificada o máximo que a Alemanha conseguiu foi o vice-campeonato em 2002.

O primeiro título da Alemanha teve uma curiosidade, na primeira fase os finalistas Alemanha e Hungria se enfrentaram, e a Hungria de Ferenc Puskás ganhou de 8 x 3. Tudo bem que o técnico alemão da época tinha escalado os reservas, mas 8 x 3 contra um adversário que viria a ser a campeã do torneio é no mínimo inusitado. O bicampeonato veio em grande estilo. A seleção que tinha Franz Beckenbauer e Gerd Müller como destaques, derrotou a sensação da Copa, a Holanda de Johan Cruijff e o seu carrossel. Na Copa que foi considerada a mais fraca tecnicamente, a Alemanha conquistou o tricampeonato contra a Argentina de Maradona na final. Beckenbauer após conquistar dentro das 4 linhas, conquistou a Copa como técnico.

A Alemanha chega embalada pelos recentes resultados. Foi terceira colocada na última Copa, perdeu a final da Eurocopa para a Espanha em 2008 e terminou de forma invicta nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2010. Foram 8 vitórias e 2 empates em um grupo que tinha a Rússia e a Finlândia como maiores adversários. Apesar dos resultados, a seleção do técnico Joachim Löw não encanta. É eficiente, quanto a isso não se discute, mas joga o famoso futebol de resultado.

Um duro golpe afetou o coração dos Alemãs na última semana. Ballack, o temperamental craque e capitão da seleção, lesionou os ligamentos do tornozelo direito no último jogo oficial de seu clube, o Chelsea, na temporada e está fora da Copa. A atual seleção joga em um 4-4-2 e é formada por: Tim Wiese; Jerome Boateng, Mertesacker, Westermann, Philipp Lahm; Rolfes, Sami Khedira, Schweinsteiger, Ozil; Lukas Podolski e Mario Gomez. No elenco ainda tem jogadores como Serdar Tasci, Ame Friedrich, Thomas Muller, Klose, e o brasileiro naturalizado alemão Cacau.

A Alemanha está no grupo D da Copa 2010, junto com Austrália, Sérvia e Gana. Considero um grupo equilibrado, a Austrália deve ser a figurante do grupo, mas Sérvia e Gana podem dar trabalho para a Alemanha. Sérvia se classificou em primeiro lugar de seu grupo nas eliminatórias, deixando a França na repescagem, e Gana conta com alguns bons valores da última Copa e outros novos que conquistaram o último Mundial Sub-20 em 2009, inclusive enfrentando o Brasil na final. Aposto em Alemanha e Gana classificados para as oitavas, mas não vou arriscar quem vai ser o primeiro e o segundo. (Foto: GloboEsporte.com.br)

1 comentários:

  1. é sempre bom tomar cuidado com a Alemanha, acho que chegam na semifinal, aí vai depender do poder da Espanha que eu estou apostando para que eles fiquem por ali mesmo. ..... agora se passar da Espanha aí sim, vão querer dar o troco se for o Brasil na final ... e se não for o Brasil as chances dele serem tetra aumentam muito eu acho ....