Brasileirão 2010

Posted: quinta-feira, 6 de maio de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
5

Amigos leitores do Blog, vai começar neste fim de semana o Campeonato Brasileiro 2010. Podemos não ter o campeonato com os melhores jogadores ou com a melhor organização do mundo, mas com certeza temos o campeonato mais disputado! Todo ano sempre tem uns 5, 6 ou até mesmo 7 candidatos ao título, e alguns desses candidatos mudam a cada ano. Em qual outro país isso acontece? Um exemplo é que na maioria das vezes na Espanha Real Madrid e Barcelona já sabem que um deles será o campeão, na Itália Internazionale, Milan, Roma e Juventus brigam entre si, na Inglaterra ou dá Manchester United ou dá Chelsea, e na Alemanha apesar de algumas investidas dos adversários acaba dando Bayern de Munique.

Não gosto do modelo de pontos corridos, mesmo concordando que é o mais justo, acabo sentindo falta dos jogos finais. No ano passado teve emoção até a última rodada, mas acabou tendo alguns jogos de compadres no final. Uma mudança para evitar isso seria colocar clássicos regionais nas últimas rodadas, mesmo que os times não estejam disputando mais nada no campeonato, eles não iam querer fechar o ano perdendo para um de seus maiores rivais.

Esse ano os times vão poder fazer uma nova pré-temporada no início do campeonato, devido à paralisação para a Copa do Mundo. Na sétima rodada (06/06) o campeonato vai dar uma pausa por mais de um mês, a oitava rodada só está marcada para o dia 14/07. Para evitar problemas, é bom os times planejarem essa nova pré-temporada, principalmente aqueles que estarão envolvidos nas fases finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

Vou opinar sobre os times, lembrando que estou levando em consideração a base dos times de hoje (06/05). Sabemos que até o final do ano muitas coisas nos elencos vão mudar. Para facilitar vou dividir os times em três blocos: ataque ao título e libertadores; Sul-Americana; e zona morta e rebaixamento. No primeiro bloco encaixo o São Paulo, Santos, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo. No segundo bloco encaixo o Palmeiras, Internacional, Fluminense, Vasco, Botafogo, Avaí. E por fim, no terceiro bloco encaixo o Goiás, Atlético-GO, Atlético-PR, Vitória, Ceará, Guarani e Grêmio Prudente (antigo Grêmio Barueri).

É claro que vou errar bastante nas minhas previsões, muitas surpresas e mudanças acontecem ao longo do campeonato, mas não vai ser isso que vai me fazer deixar de palpitar! Gostaria de convidar todos para participarem da Liga do Blog no Cartola FC, é só procurar “Liga Colunas de Esporte” e entrar na liga. Participem!!

5 comentários:

  1. É amigo Filipe, vai começar e infelizmente não vejo o Vasco em condições de brigar por muita coisa. O time ainda não conseguiu pegar padrão de jogo e sequência que pudessem despertar tal confiança, principalmente para jogar fora de casa.
    Concordo com as divisões dos blocos, mas me preocupa que sempre sobra para um grande brigar contra o rebaixamento e espero que não seja o Vasco de novo. Na parte de baixo, apostaria que o Atletico GO poderá surpreender.

    Grande abraço e sds vascaínas!

  1. legal essa sua divisão em dois grupos, não sei não se Grêmio Prudente e Atlético-GO não conseguem uma vaga no segundo grupo, pois os times do RJ adoram passear la em baixo todo ano !!! já o São Paulo espero que fique em primeiro !!!

  1. Humm, apontar favoritos,acho válido, mas dizer q tal time vai brigar pra não cair não acho válido, a essa altura do campeonato depois de tantos anos vendo futebol, sabemos q sempre temos pelo menos uns 2 grandes(dito grandes) na zona rebaixadora, e uns 2 nao-grandes incomodando lá na frente. por exemplo, pq nao apontar o Palmeiras q nao tá jogando nada como provável rebaixado, ao invés do Atlético-GO q o eliminou na Copa Brasil, só pq o Palmeiras é grande?(ou foi, é, será?rsss). de resto é isso mesmo,SP,Santos, Corinthians e Galo, p mim vão buscar o título.
    bom post como sempre, tanto q seu blog foi um dos meus 10 indicados p visitas, depois de um selo q ganhei de outro blog.passa lá no meu e confira:

    www.peixeantenado.blogspot.com

  1. FilipeJMS says:

    Grande Peixe! Cara concordo com você, todo ano sempre tem um grande disputando para não cair e alguns de menor investimento "incomodando" na parte de cima, e acredito que esse não será diferente. Mas minhas previsões (que por sinal sempre erro, eheheh) estão se baseando nos elencos atuais. Mesmo o Palmeiras em má fase, ainda acredito que jogadores como Cleiton Xavier, Marcos e Diego Souza (esse se continuar) podem fazer a diferença. Quando ao Atlético-GO, sou sincero em dizer que não conheço todos jogadores, lembro de alguns do ano passado na série B (o meia Elias, o atacante Marcão, o goleiro Márcio). Mas campeonato Brasileiro quem não tem elenco não vai a lugar nenhum, e me parece que o Atlético-GO não tem investimentos para montar tal elenco. Mas, como sempre, respeito sua opinião!

    Gostaria de agradecer você pela indicação em seu blog, já conferi e estou te seguindo lá também. Um abraço e volte sempre!!

  1. Anônimo says:

    Muito legal esse blog. Amo futebol e por isso irei seguir o seu Blog também. Visita o meu, é sobre um futuro craque de apenas 8 anos que irá dispontar em breve para o futebol mundial. Se vc gosta de esporte irá adorar e irá seguir/comentar tudo.

    Abç

    http://mikaelmoraes.blogspot.com