
Não gosto do modelo de pontos corridos, mesmo concordando que é o mais justo, acabo sentindo falta dos jogos finais. No ano passado teve emoção até a última rodada, mas acabou tendo alguns jogos de compadres no final. Uma mudança para evitar isso seria colocar clássicos regionais nas últimas rodadas, mesmo que os times não estejam disputando mais nada no campeonato, eles não iam querer fechar o ano perdendo para um de seus maiores rivais.
Esse ano os times vão poder fazer uma nova pré-temporada no início do campeonato, devido à paralisação para a Copa do Mundo. Na sétima rodada (06/06) o campeonato vai dar uma pausa por mais de um mês, a oitava rodada só está marcada para o dia 14/07. Para evitar problemas, é bom os times planejarem essa nova pré-temporada, principalmente aqueles que estarão envolvidos nas fases finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
Vou opinar sobre os times, lembrando que estou levando em consideração a base dos times de hoje (06/05). Sabemos que até o final do ano muitas coisas nos elencos vão mudar. Para facilitar vou dividir os times em três blocos: ataque ao título e libertadores; Sul-Americana; e zona morta e rebaixamento. No primeiro bloco encaixo o São Paulo, Santos, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo. No segundo bloco encaixo o Palmeiras, Internacional, Fluminense, Vasco, Botafogo, Avaí. E por fim, no terceiro bloco encaixo o Goiás, Atlético-GO, Atlético-PR, Vitória, Ceará, Guarani e Grêmio Prudente (antigo Grêmio Barueri).
É claro que vou errar bastante nas minhas previsões, muitas surpresas e mudanças acontecem ao longo do campeonato, mas não vai ser isso que vai me fazer deixar de palpitar! Gostaria de convidar todos para participarem da Liga do Blog no Cartola FC, é só procurar “Liga Colunas de Esporte” e entrar na liga. Participem!!
É amigo Filipe, vai começar e infelizmente não vejo o Vasco em condições de brigar por muita coisa. O time ainda não conseguiu pegar padrão de jogo e sequência que pudessem despertar tal confiança, principalmente para jogar fora de casa.
Concordo com as divisões dos blocos, mas me preocupa que sempre sobra para um grande brigar contra o rebaixamento e espero que não seja o Vasco de novo. Na parte de baixo, apostaria que o Atletico GO poderá surpreender.
Grande abraço e sds vascaínas!