Les Bleus, a França

Posted: sábado, 29 de maio de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Faltam 13 dias para a Copa do Mundo 2010, a Copa da África do Sul. Encerrando as análises de algumas seleções que vão ao Mundial 2010, vamos falar dos Les Bleus, a França. Campeã Mundial em 1998, a França parte em busca do bicampeonato que lhe escapou em 2006, quando perdeu a final para a Itália. Apesar de ter apenas um título Mundial, a França consegue causar inveja em nós brasileiros, pois conseguiu conquistar a Copa do Mundo em casa. Em 1998 com uma campanha invicta (seis vitórias, incluindo uma na prorrogação contra o Paraguai, e um empate nas quartas de final contra a Itália), a França levou a Copa. Foi a consagração de uma fantástica geração que tinha Zinedine Zidane como craque, e outros excelentes jogadores como Barthez, Thuram, Lizarazu, Henry, entre outros.

O caminho para 2010 foi mais de tempestades do que de bonança. Com o mesmo técnico da campanha 2006, Raymond Domenech, a França foi eliminada na primeira fase da Eurocopa 2008, com um empate e duas derrotas, e nas eliminatórias para a Copa sofreu para se classificar na repescagem contra a Irlanda. Foi preciso uma prorrogação e duas mãozinhas, uma do Henry no lance do gol e outra do árbitro que não viu a irregularidade.

A atual seleção é formada por: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal, Evra; Alou Diarra, Tolalan, Gourcuff, Ribery; Thierry Henry e Anelka. No elenco ainda tem Clichy, Diaby, Malouda, e Govou. A seleção tem o bom goleiro do Lyon, a zaga é segura e o meio ofensivo é talentoso. O ataque está envelhecido, principalmente após Benzema ficar de fora. Henry não é mais aquele de 2006 e Anelka, apesar da boa temporada pelo Chelsea, não é muito confiável. Ribery fez uma excelente temporada pelo Bayern de Munique e pode desequilibrar a favor da França.

A França está no grupo A com África do Sul, México e Uruguai. Acredito que passe da primeira fase com dificuldades, e só prossegue após isso com muita sorte. Pode ser que consiga repetir a campanha da Copa de 2006, quando após ter tido empates decepcionantes na primeira fase, a seleção foi se encorpando e chegou até a final, eliminando o Brasil. Mas vale lembrar que naquela seleção tinha Zidane, e essa não.

Encerro aqui a análise das principais seleções do Mundial 2010 e das do grupo do Brasil. Falei sobre as seleções da Alemanha, Argentina, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, e Portugal. Na próxima semana prometo fazer minhas previsões (que dificilmente acerto), desde a primeira fase até a final.

2 comentários:

  1. Pode ser uma seleção boa no papel, o problema eh q dentro de campo ela não vem apresentando um bom futebol...

    Vale lembrar que os “bleus” só conseguiram a vaga para o Mundial, graças a um lance irregular, em que Henry ajeitou com a mão duas vezes, antes de cruzar para o gol salvador de Gallas.

    Eles vão ter que mostrar e muito que não foi apenas essa mãozinha que classificaram eles e mostrar um excelente futebol para dizer que merecem estar ali e que não foi injusta sua classificação.

  1. Em 2006 minhas previsões deram tudo errado porque a França ai invés de ficar em primeiro no grupo dele ficou em segundo, esse ano coloquei a França em primeiro no grupo novamente e já estou me arrependendo ..... !!!!!!!!!!!