Fim da paradona

Posted: quinta-feira, 20 de maio de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
3

Nesta terça-feira a FIFA decidiu proibir a paradinha, ou melhor, a paradona. A partir de 1° de Junho, o batedor poderá fazer quantas paradas quiser até chegar à bola, mas a partir do momento que ele chegar na bola não poderá mais parar ou ameaçar o chute. O cobrador que infringir a regra será punido com um cartão amarelo e terá que repetir a cobrança. Essa mudança já vai valer para a Copa do Mundo 2010. Vou ser bem sincero com vocês amigos leitores, apesar de sempre preferir o futebol ofensivo, achei correta essa decisão da International Board.

A paradinha existe desde a época do Pelé, mas nos últimos tempos tem aparecido com mais freqüência e melhor executado. E não é só um recurso dos atacantes não, volantes e goleiros também usam esse artifício. Dos que eu vi usar a paradinha como recurso, o volante Alan Bahia do Atlético-PR é o que melhor soube executar. Já vimos lances em que o goleiro não caiu na paradinha do cobrador, deixando-o em apuros. Fred e Neymar que o digam!

Sabemos que o pênalti não deve beneficiar o infrator, tendo em vista que o infrator impediu uma situação de gol, mas também considero que a paradinha deixa praticamente em zero as chances de o goleiro defender a cobrança. O goleiro já não pode se adiantar antes do batedor cobrar, devendo permanecer com os dois pés na linha do gol, e com a paradinha é praticamente impossível a defesa. Mas os cobradores não precisam se preocupar, ainda vale aquela velha regra do pênalti: se a cobrança for bem feita não tem como o goleiro pegar!

Só espero que TODOS os árbitros sigam essa nova regra com o mesmo critério, e que saibam até quando ainda pode usar a paradinha. Nesta quarta-feira o árbitro Heber Roberto Lopes mandou o goleiro Viáfara (do Vitória) repetir a cobrança de pênalti após ele ter dado a paradinha, e ainda aplicou o cartão amarelo. O pior que esse foi o terceiro cartão amarelo do Viáfara na competição, e ele irá desfalcar o Vitória no primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Santos. Heber, até o dia 1° de Junho pode usar a paradinha!

3 comentários:

  1. Achu que a FIFA acertou em coibir a paradinha.

    Essa artimanha deixava o Goleiro sem chances de defender o penalti, quando ela era bem trabalhada.

    Alguns Juizes ja n acietavam a páradinha como aconteceu com o Diego Souza na Libertadores.

    Tudo que eh benefico para o futebol eh importante e essa proibição foi mto benefica....

  1. Ah, vc devia colocar uma foto do Neymar, o que ele fez esse ano é que levou a essa decisão, ele abusou de mais do recurso ....

    QUE ÓTIMA que proibiram, já estava na hora, é um absurdo fazer isso com o goleiro .....

    PS. melhor cobrador de penaltis que já vi: Djalminha (jogava no Palmeiras se não me engano) o cara era que nem o Reggie Miller cobando lance livre na NBA .... nunca errava !!!

  1. Concordo com essa decisão.

    Nunca gostei da tal paradinha, acho desleal pois o goleiro teria que arriscar às cegas, sem prever se o jogador ia chutar mesmo ou não. Aí a chance de defesa é desfavorecida né...

    Ótima decisão, até que enfim proibiram!