Azzurra

Posted: sábado, 15 de maio de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Continuando a contagem regressiva para a Copa do Mundo 2010, faltam 27 dias. Chegou a vez de falar sobre a Azzurra, a seleção Italiana. A atual campeã é a única seleção que pode conquistar o pentacampeonato e se igualar ao Brasil nesta Copa 2010. Os quatro títulos Italianos foram conquistados nos anos de 1934, 1938, 1982 e 2006. A Itália ainda foi vice nos anos de 1970 e 1994, perdendo as duas finais para o Brasil. As únicas Copas que a Itália não disputou foi a de 1930 e a de 1958. Mazzola, Dino Zoff, Claudio Gentile, Paolo Rossi, Franco Baresi, Roberto Baggio, e mas recentemente Maldini, Francesco Totti e Del Piero, as seleções da Itália sempre foram marcadas por grandes jogadores.

Após o título em 2006, muita coisa mudou na Itália. Marcello Lippi deu lugar ao ex jogador Roberto Donadoni no comando da equipe, mas a fraca campanha na Eurocopa 2008 fez Lippi retornar a seleção Italiana. Nas eliminatórias para a Copa, a Itália impôs a sua força e terminou invicta com 7 vitórias e 3 empates em um grupo em que os maiores adversários eram Bulgária e Irlanda. Na Copa das Confederações em 2009 (a Itália se classificou por ter sido a última campeã Mundial) o desempenho foi fraco, sendo eliminada na primeira fase e tomando um surra de 3 x 0 para o Brasil.

A lista com 30 atletas que podem ir a Copa (Lippi ainda não cortou os 7 para fechar a lista com 23 jogadores) ficou marcada pela ausência de Totti, Cassano e Balotelli, jogadores com temperamento difícil mas que poderiam melhorar a criatividade da Itália. A atual seleção é formada por: Gianluigi Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini, Fabio Grosso; Marchisio, De Rossi, Camoranesi e Pirlo; Iaquinta e Gilardino. No elenco ainda tem jogadores como Gattuso, Palombo, Borriello, e Di Natale.

A seleção parece uma réplica das últimas seleções Italianas, um forte sistema defensivo, um meio campo sem muita criatividade e um ataque de bolas aéreas. Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia formam o grupo F. O maior adversário da Itália na primeira fase deve ser a Eslováquia, que se classificou em primeiro lugar no seu grupo nas Eliminatórias. Aposto em uma classificação em primeiro do grupo, mas conquistado com dificuldade. Paraguai e Eslováquia devem lutar pela segunda vaga.

Na última Copa, a Itália foi se encorpando durante a competição e na final desbancou a França de Zidane. Mas não acredito que isso irá acontecer de novo, mesmo respeitando a história da seleção Italiana e seus quatro títulos, não acredito que chegue às semifinais do torneio.

2 comentários:

  1. também acho que não vão muito longe, mas se sair tudo do jeito mais normal, aí quem tem que tirar a Itália nas quartas-de-final é a Espanha, favorita para a final que terá ali seu primeiro teste contra a sina de amarelar na hora H ......

  1. FilipeJMS says:

    Marcelo Lippi deixou um dos heróis da última Copa de fora da lista, o lateral esquerdo Fabio Grosso.