Mestre Armando Nogueira

Posted: quinta-feira, 1 de abril de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
7

O mestre das palavras Armando Nogueira nos deixou nesta segunda (29/03), e eu não poderia deixar de prestar uma pequena homenagem a ele. Deixei passar alguns dias para poder ler algumas de suas frases mais marcantes. Não vou postar todas porque vai faltar espaço, então escolhi 11 delas. As 11 que iriam para o jogo.
  1. "Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola."
  2. “A tabelinha de Pelé e Tostão confirma a existência de Deus.”
  3. "Os cartolas pecam por ação, omissão ou comissão."
  4. “Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro."
  5. "Nosso povo não canta o hino no dia 7 de setembro, mas sim quando a Seleção joga. É neste momento que sua manifestação cívica é mais ardente."
  6. Armando Nogueira falando de Dener, que morreu em um acidente automobilístico. "A morte o surpreendeu enquanto ele dormia. Se ele estivesse acordado, até ela seria driblada."
  7. Sobre a Copa de 70 ele disse: ”Choramos a alegria de uma campanha admirável em que o Brasil fez futebol de fantasia fazendo irmãos em todos os continentes.”
  8. "O calendário do futebol brasileiro não é gregoriano e nem juliano, é cartoliano."
  9. “Bola é magia, bola é movimento. Brincar com ela é descobrir a harmonia e o equilíbrio do universo.”
  10. “Se a bola soubesse o encanto que tem, não passaria a vida rolando de pé em pé.”
  11. “Diferença entre a mulher e a bola: mulher se pega pelo coração; bola se pega pelo pé...” (Foto: GloboEsporte.com)

7 comentários:

  1. Armando Nogueira foi um estilista, na medida em que escreveu sobre futebol a partir de uma consciência artesanal que envolve suas crônicas de um grau de literaridade tal, que elas, hoje, constituem páginas realmente literárias com toda a força imagística, poética, carga épica e dramática, que costumam envolver tais criações.

    Ele foi um ícone do jornalismo do País

  1. ele estava na SporTV mas canal fechado é canal fechado, ou seja, a nova geração, e confesso eu inclusive, só estão conhecendo suas frases memoráveis agora ... uma pena, me lembro de uma época que se não me engano ele trbalhou na band, acho que foi até aquela hora que a Globo no Jornal Nacional cortou e não mostrou ele falando das Copas de 1990, 1994 e 1998 ..... que descanse em total paz e perto de uma bola, pois acho que ele adorava uma pelota !!!!

  1. O Armando era um mestre cara. Sempre com suas frases e cronicas memoraveis. Infelizmente nao o tive a chance de acompanhá-lo de perto, mas acredito no que falam, era uma pessoa maravilhosa!

    Abraços e FELIZ PASCOA

    Carlos Junior
    www.vascaominhapaixao.blogspot.com

  1. Algumas dessas frases já conhecia, outras tive ciência agora. Simplesmente fantástica a lembrança de Armando Nogueira, um gênio das palavras que felizmente se dedicou ao nosso amado futebol

    Que descanse em paz após anos de brilhantismo.

    Abraço!

  1. FilipeJMS says:

    Realmente Armando Nogueira vai deixar saudades. Foi o que vocês falaram, ele era mais do que um frasista, era um cronista de primeira! Mesmo sendo Botafoguense, nunca deixou sua paixão atrapalhar no serviço. Em relação a essas frases, a número 6 (do Dener) é a mais pura verdade!!

    Feliz Pascoa e abraço a todos!!

  1. Todas as homenagens são pucas para a importancia que ele teve.
    parabéns pelo blog e gosto muito de blogs que publicam notícias.

    www.sarau2eteres.blogspot.com
    www.comdestaque.blogspot.com

  1. delay says:

    Mesmo quem não leu gostaria de "reler"!
    Existe uma crônica que li numa revista, não me lembro qual... Onde o mestre, fala sobre a morte de Dener, Parraeira, Raí e Rivaldo... De 1994... Estou procurando. Que tiver, favor postar! "Ela" reflete exatamente o sentimento de quem ama o futebol e a perda de identidade que marcou aquela época.