Alguma coisa precisa ser feita

Posted: segunda-feira, 12 de abril de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
7

Sei que falar sobre erro de arbitragem, principalmente no Brasil, é um tema batido. Mas chega a irritar a ruindade da arbitragem atual, é uma quantidade de erros bobos e ingênuos. Não estou aqui para julgar o caráter do juiz, creio que eles erram sem querer. Não é um erro premeditado, por exemplo como aconteceu em 2005 com o Edilson Pereira, mas são erros recorrentes.

Toda semana temos notícias de erros da arbitragem nas partidas de futebol no mundo inteiro. É pênalti não marcado ou mal marcado, é bola que entrou e o juiz não deu gol ou que não entrou e ele deu gol, é impedimento mal marcado... e quando o jogador reclama sempre é punido durante ou após as partidas, pelos tribunais desportivos. Como disse anteriormente, não estou colocando em xeque o caráter do juiz, e sim a sua ruindade mesmo.

Essa decadência não vem de hoje, se não fizer nada para melhorar a tendência é só piorar. Mas o que pode ser feito para melhorar? No futebol mundial a FIFA poderia achar uma maneira de usar a tecnologia em favor do esporte, algo muito comum em esportes americanos, como basquete e futebol americano. Sei que são esportes totalmente diferentes, onde o cronômetro para quando a bola não está em jogo, mas se nesse ano já tivemos a experiência da parada técnica aos 20 minutos de cada tempo no campeonato do RJ, a parada do tempo não seria uma novidade. Poderia existir, por exemplo: toda equipe que se sentisse prejudicada poderia recorrer ao recurso de vídeos e se julgado improcedente o seu pedido, ela seria penalizada ou com um tiro livre indireto, ou um cartão amarelo ao seu capitão, ou uma substituição a menos. São apenas minhas idéias!

No futebol nacional as providências são mais simples. Além de uma melhor preparação técnica e física dos juízes, já passou da hora deles poderem levar a profissão de árbitro não mais apenas como um “bico”. Ta na hora deles poderem se profissionalizar e viver apenas disso.

Sei que uma das coisas que mais diferencia o futebol dos outros esportes é essa discussão do que foi ou não foi no pós jogo, até hoje se comenta o gol de mão do Maradona, os erros de Wright na final do Brasileiro de 1980, o gol impedido de Túlio na final do Brasileiro de 1995, etc. Mas quando há um erro tem que se procurar corrigir, não estou certo? Sei que muitas dessas idéias são malucas e que cada um tem a sua, mas uma coisa ninguém pode negar. Alguma coisa precisa ser feita! (Foto: LanceNET)

7 comentários:

  1. Filipe, concordo plenamente que algo precisa ser feito, mas não é só o uso da tecnologia. Ontem por exemplo, esse lance da foto a câmera resolvia o problema, mas e o pênalti que ele deu. Eu achei que não foi, outra pessoa pode achar que foi. Vai da cabeça do juiz na hora.
    Fato é que no Rio não dá mais pra acreditar em erro somente. Pra mim é má intenção, ou no mínimo falta de personalidade. Todo ano a mesma palhaçada, ninguém aguenta mais.
    Sei lá o que precisa ser feito, uma preparação psicológica pra eles serem honestos talvez fosse uma boa.

    Abraço e sds vascaínas!

  1. Me da impressão que o juiz quer aparecer, ele acha que é dono do jogo, que pode fazer o quer porque ele manda ali dentro, acho que juiz deve ser respeitado dentro de campo porque ele serve para controlar a partida de acordo com as regras, mas não é o rei .... eles estão querendo aparecer mais que os jogadores ..... aí se perde e começa a errar, errou uma vez vira bola de neve, não para de errar ....

  1. Não gosto muito de futebol, mas acho esses "erros" de arbitragem um absurdo! Acho que deveria ser feito algo mas apos os jogos, onde a irregularidade é detectada.

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

  1. Olá. Muito bom o seu blog. Obrigado pela visita e pode ter certeza que estarei sempre por aqui. Seu link já está no meu blog roll. Abraços,

    Marcelo Costa.

  1. ABSURDO!

    O MEU VASCÃO FOI GARFADO!!! O PIOR QUE O BANDERINHA TAMBÉ SE OMETIU, PQ ELE TINHA A VISÃO DA JOGADA, OU ELE NÃO VIU OU NÃO QUIZ VÊ... PALHAÇADA!

    SAIU UM COMETÁRIO NO BLOG DO TROCEDOR DO VASCO, NA GLOBO.COM, NO BLOG DO JC E TAL, QUE ESSSE JUIZ, ERA FLAMENGUISTA, QUE SABIAM ONDE ELE TRABALHA, QUE JÁ VIU ELE COM A CAMISA DO FLAMENGO. OLHA QUE LOUCURA SE ISSO FOR VERDADE. O VASCO TINHA QUE INVESTIGAR. COISA DE LOKO ISSO.

    O ENGRAÇÃDO QUE OS ERROS SEMPRE ACONTECEM EM FAVOR PARA O MESMO TIME!

  1. FilipeJMS says:

    Esse comentário é típico de torcedor sem argumento! Leia a coluna e perceba que em nenhum momento citei time A ou B, muito pelo contrário falei num contexto geral.

    Pra você ver como algo precisa ser feito, antigamente perder roubado era feio, hoje em dia virou é chororô!

    Um abraço!