Cadê a torcida?

Posted: quinta-feira, 4 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

O início do ano do nosso futebol é reservado para a disputa dos campeonatos regionais. Eu, particularmente, gosto muito dos regionais. A disputa direta com seus rivais do Estado e as brincadeiras entre torcedores são ingredientes fundamentais no dia-a-dia do esporte. O Campeonato Brasileiro de pontos corridos vem convencendo e agradando aos torcedores, tanto que a média de público sobe a cada ano. Porém isso não vem acontecendo nos estaduais! Esse ano tem sido marcado por estádios vazios em todo o país.

Vimos no campeonato carioca o Vasco jogar para menos de mil pagantes e estádio lotado apenas em clássicos, no paulista que tem o campeonato regional mais disputado do país a média de público é a terceira pior do país com 4.823 pagantes e comparado com a média do ano passado (10.773) a diferença é absurda (Fonte: LanceNET), os clássicos paulistas ficam mais vazios que dia de feira, e no campeonato gaúcho a fanática torcida colorada não compareceu em peso, como costuma fazer em jogos decisivos, na semi-final do primeiro turno.

Qual seria o motivo do baixo público? Acredito que seja uma combinação de fatores. Guerra entre torcida rivais e até mesmo do próprio time, afastando famílias do estádio, valor dos ingressos, horário de algumas partidas (jogos às 21h50 e às 8h são complicados), times priorizando outras competições, e inchaço do campeonato. No campeonato mineiro, depois de todos se enfrentarem em turno único os 8 primeiros se classificam para as quartas de final. O detalhe que tem apenas 12 clubes na disputa!!

Está na hora das federações pararem de brigar com a CBF cobrando mais datas para fortalecerem seus estaduais e adotarem medidas para atrair a torcida, afinal somos nós os mais interessados!!

Aproveitando que estou falando de torcida, postarei um vídeo que circula no Youtube da torcida do Liverpool cantando "You'll Never Walk Alone"! É de arrepiar, confiram!!!



2 comentários:

  1. realmente, horário, violência e preço dos ingressos afasta mesmo o torcedor, uma pena, e enquanto o futebol for motivo para que esses chamados "torcedores" o usem para estrvazar sua raiva os estádios vão continuar vazio assim mesmo ..... já com relação ao preço alto é um estratégia para ter lucro com poucas pessoas, e o horário é culpa de TV, que põe dinheiro e faz o que quiser ......

  1. FilipeJMS says:

    Nem sempre preço alto dos ingressos é sinônimo de lucro. Lembro de um ano no campeonato carioca que os ingressos eram bem baratos e podiam ser trocados por notas fiscais no valor total de R$50,00. Os estádios ficavam sempe cheios e o lucro era bastante considerado! Em relação a TV, realmente é complicado bater de frente com a principal patrocinadora!