Beisebol, o 2° esporte dos americanos

Posted: sábado, 27 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
3

No próximo domingo (04/04) começa a temporada regular da Major League Baseball, a MLB. Muitos podem pensar que nos Estados Unidos o esporte número um dos americanos é basquete, mas pude perceber que não é bem assim que funciona. Primeiro, sem contestação, está o futebol americano, e depois vem o beisebol. O basquete aparece em terceiro na preferência dos americanos.

Aqui no Brasil, poucos gostam e conhecem o jogo de Beisebol. Acham as regras confusas e os jogos excessivamente longos. Podem ter razão em alguns pontos, mas depois que passei a acompanhar o desporto, me apaixonei. As regras não são tão confusas assim. As duas equipes possuem 9 jogadores cada, uma partida tem 9 entradas (innings) e em cada entrada os times defendem e rebatem alternadamente até atingirem as 3 faltas (outs) de cada entrada. A partida não pode terminar empatada, caso chegue ao final da nona entrada e o placar está empatado, jogam-se a mais quantas entradas forem necessário até que um time desempate no final de uma entrada. A partida realmente é longa, no mínimo tem 3 horas de duração. Isso se não tiver prorrogação! Ao longo da temporada vou postando outras regras do beisebol.

O atual e maior campeão da MLB é New York Yankees. Seria uma espécie de São Paulo do beisebol, clube bem estruturado e cheio da grana! Torço pelo Baltimore Orioles, um time sem muita tradição da liga. Comparando com o nosso futebol, seria uma espécie de Atlético-PR. Já conquistou o título principal, tem uma torcida apaixonante (e modesta rsrs...), mas convive com más administrações e recentes fracassos.

A temporada regular da MLB é longa, cada time joga 162 partidas contra todos os outros, sendo que podem enfrentar um adversário 5 ou 6 vezes dependendo da quantidade de confrontos nas temporadas anteriores. Considero o beisebol um dos esportes menos profissional, pelo menos no aspecto físico dos atletas. É comum ver jogadores a la Ronaldo na liga. Todo domingo na ESPN passa o Sunday Night Baseball, uma espécie de futebol das 4hs de domingo da Globo. Se tiverem alguma dúvida em relação ao Beisebol podem perguntar que responderei com uma enorme satisfação!

3 comentários:

  1. Realmente o Beisebol não é muito visto e muito menos praticado aqui no Brasil, ele não está inserido na cultura brasileira, propriamente dito.

    No Rio de Janeiro, tem uma quadra pública de beisebol, no bairro da Lagoa, de terra ainda, mais não sei se tem as dimenções oficais, mais as vezes que eu passava lá, nunca tinha ninguem jogando beiseblo nela. Sempre estava vazia. Uma pena...

    Um dia eu quero aprender a jogar esse esporte.

    Você já está la inserido em blog parceiros. Já está indicado. Eu tbm gostei mto do conteúdo de seu blog...

    Abraçossssssssss

  1. Que esporte fascinante é o beisebol, quantas hitórias sensacionais tem o beisebol ..... como o beisebol é incrível, um time pode estar ganhando de 4 a 0 e perder por 5 a 4 na última entrada .... pena que no Brasil poucos gostam, o beisebol é espetacular .....

    Eu só consegui aprenser as regras vendo na TV, com os narradores explicando as coisas assim que elas aconteciam .... mas mesmo assim sempre tem algo novo para aprender além do básico ......

    Depois que li a história de Boston Rede Sox, do Babe Ruth e do estádio Fennway Park, passei a torcer por eles inevitavelmente, mas não consigo odiar os Yankees como a torcida deles odeia, eu adoro Nova York, é impossível não gostar dos Yankees também !!!!!!

    Adoro falar sobre Beisebol também, espero ver muto mais por aqui, abraço.

  1. FilipeJMS says:

    Patrick, tendo alguma dúvida é só perguntar. Eu aprendi, além de assitindo os jogos, jogando Ken Griffey Jr. para o Nintendo 64, eheheh!

    E realmente essa história da Maldição do Bambino é incrível. A rivalidade dos Red Sox e dos Yankees é igual ao um Vasco x Flamengo, Palmeiras x Corinthians... Contra o Baltimore Orioles, o Yankees tb tem uma certa rivalidade, tanto que em alguns anos no jogo do dia mais importante dos EUA (4 de Julho), os dois se enfrentam!

    A temporada é longa, comentarei bastante por aqui sobre ela. Abraços!!