Talento ao seu dispor

Posted: segunda-feira, 29 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
4

Eu vivo o presente, mas procuro olhar para o futuro. Ano de Copa do Mundo, o ideal seria eu falar da Copa mais próxima, ou seja, a de 2010. Prometo que irei falar muito dela ainda antes, durante e depois de sua realização. Mas me permitem falar hoje da Copa do Mundo de 2014, a Copa no Brasil. Hoje não vou falar sobre a organização do Mundial, e sim sobre quem pode nos dar o tão sonhado título em casa: os jogadores. É incrível a capacidade do país de revelar excelentes jogadores, se hoje tem alguém incontestável na posição, amanhã talvez não tenha! Todo ano aparece um que falamos, esse vai ser o futuro camisa n° tal da seleção. Do goleiro ao ponta-esquerda somos privilegiados no futebol. É por isso que em todas competições que disputamos somos favoritos, e só perdemos quando não estamos bem preparados. Pode parecer arrogância da minha parte, mas não é! Basta ver a quantidade de brasileiros que tem se naturalizado em outros países para terem um chance em seleções nacionais.

Hoje é possível visualizar uma seleção totalmente renovada (pelo menos os titulares) para a Copa de 2014. Sei que não será preciso tanto, porque alguns de hoje tem condições de se manterem em alto nível até lá. Mas poderíamos ter uma seleção com: Diego Alves (Almería); Jonathan (Cruzeiro), Thiago Silva (Milan), Breno (Nuremberg), Diego Renan (Cruzeiro); Denílson (Arsenal), Sandro (Internacional), Phillipe Coutinho (Vasco), Paulo Henrique Ganso (Santos); Neymar (Santos) e Walter (Internacional). Ainda poderia ter Alexandre Pato, Alex Teixeira (ex-Vasco), Wellington Silva (Flu), Rafael (Manchester United), Souza (Vasco), Rafael Tolói (Goiás), Rodolfo (Atlético-PR), etc.

Dunga poderia repetir na Copa de 2010 o que foi feito em 1994 com Ronaldo e em 2002 com o Kaká e levar uma dessas promessas para sentir o peso de uma Copa. Mesmo que leve sabendo que não irá colocá-lo para jogar em nenhum jogo é válido. “Perde” uma vaga nessa Copa para quem sabe ganhar um capitão para a próxima!

Beisebol, o 2° esporte dos americanos

Posted: sábado, 27 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
3

No próximo domingo (04/04) começa a temporada regular da Major League Baseball, a MLB. Muitos podem pensar que nos Estados Unidos o esporte número um dos americanos é basquete, mas pude perceber que não é bem assim que funciona. Primeiro, sem contestação, está o futebol americano, e depois vem o beisebol. O basquete aparece em terceiro na preferência dos americanos.

Aqui no Brasil, poucos gostam e conhecem o jogo de Beisebol. Acham as regras confusas e os jogos excessivamente longos. Podem ter razão em alguns pontos, mas depois que passei a acompanhar o desporto, me apaixonei. As regras não são tão confusas assim. As duas equipes possuem 9 jogadores cada, uma partida tem 9 entradas (innings) e em cada entrada os times defendem e rebatem alternadamente até atingirem as 3 faltas (outs) de cada entrada. A partida não pode terminar empatada, caso chegue ao final da nona entrada e o placar está empatado, jogam-se a mais quantas entradas forem necessário até que um time desempate no final de uma entrada. A partida realmente é longa, no mínimo tem 3 horas de duração. Isso se não tiver prorrogação! Ao longo da temporada vou postando outras regras do beisebol.

O atual e maior campeão da MLB é New York Yankees. Seria uma espécie de São Paulo do beisebol, clube bem estruturado e cheio da grana! Torço pelo Baltimore Orioles, um time sem muita tradição da liga. Comparando com o nosso futebol, seria uma espécie de Atlético-PR. Já conquistou o título principal, tem uma torcida apaixonante (e modesta rsrs...), mas convive com más administrações e recentes fracassos.

A temporada regular da MLB é longa, cada time joga 162 partidas contra todos os outros, sendo que podem enfrentar um adversário 5 ou 6 vezes dependendo da quantidade de confrontos nas temporadas anteriores. Considero o beisebol um dos esportes menos profissional, pelo menos no aspecto físico dos atletas. É comum ver jogadores a la Ronaldo na liga. Todo domingo na ESPN passa o Sunday Night Baseball, uma espécie de futebol das 4hs de domingo da Globo. Se tiverem alguma dúvida em relação ao Beisebol podem perguntar que responderei com uma enorme satisfação!

Rooney x Messi

Posted: quinta-feira, 25 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
4

A escolha do melhor jogador do ano pela FIFA só acontece em Dezembro, mas hoje a disputa já está mais do que definida, a não ser que apareça um jogador fora de série ao longo do ano (Não contem comigo, estou voltando de contusão, rsrs...). Já comentei em outra coluna que Wayne Rooney estava jogando o melhor futebol da atualidade, o Shrek Inglês pode não ser o atacante mais habilidoso do mundo, nem do seu país ele é, mas é o atacante mais perigoso e matador da atualidade. Eliminou praticamente sozinho o Milan da Uefa Champions League.

Lionel Messi tem feito de tudo nesses últimos jogos para eu quebrar a cara, o argentino do Barcelona tem feito golaços decisivos e jogadas de rara beleza. No último domingo contra o Zaragoza pelo Campeonato Espanhol, chegou a dar pena dos zagueiros. Era corte pra lá, finta pra cá e velocidade ao extremo, acredito que depois do jogo alguns precisaram de fisioterapia. A cada ano que passa fica evidente o amadurecimento físico e técnico do baixinho argentino, uma prova disso é que hoje já questionam se ele pode ser melhor do que o Maradona foi.

O que deve pesar na escolha do melhor do mundo vai ser a participação deles e de suas seleções no Mundial da África do Sul. Basta lembrar que no ano de 2006 o zagueiro Cannavaro foi eleito o melhor do mundo, graças a sua boa participação na Copa e principalmente ao tetra da Itália. Hoje, diria q Rooney tem mais chances de ter sucesso na Copa, a Inglaterra tem uma boa seleção e quer apagar a fama de “Amarelão” em Mundiais. Mas a Argentina tem hoje ao lado do Brasil e da Espanha o melhor grupo de jogadores disponíveis. Mesmo com Maradona no comando, não se deve desprezar a competência e o talento dos Argentinos. Messi, Verón, Tevez, Mascherano, Aguero... são excelentes jogadores!

Os dois podem ainda acrescentar as suas indicações o título da Uefa Champions League, inclusive, podem repetir o que aconteceu no ano passado e novamente fazer a final dos sonhos. Manchester United x Barcelona no Santiago Bernabeu, seria um jogão! Dois jogadores com diferentes estilos mas igualmente decisivos e importantes para seus times e suas seleções. Falta muito ainda para escolha do melhor do mundo, mas façam suas apostas... (Fotos: GloboEsporte.com)

Ayrton Senna do Brasil

Posted: segunda-feira, 22 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
0

Segundo o dicionário Aurélio a palavra ídolo tem os seguintes significados: estátua ou simples objeto cultuado como Deus ou deusa; objeto em que se julga habitar um espírito, e por isso venerado; pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivos. Na minha concepção as palavras “Ayrton Senna” poderiam estar no dicionário com o terceiro significado. Ayrton Senna é a melhor definição de um ídolo no meio esportivo. Neste domingo (21/03), ele completaria 50 anos de idade.

Sou sincero em afirmar que não tenho idade para dizer que acompanhei o Senna de perto, tinha apenas 8 anos quando ele nos deixou. Mas desde aquela época eu o admirava pelo seu talento e pela pessoa que era. Com o passar dos anos fui aprendendo mais sobre ele e mais sobre a época em que o país vivia, e minha admiração cresceu absurdamente. Senna era um brasileiro que não tinha vergonha de dizer de onde era, mesmo no período pós-ditadura com a economia nacional inflacionada e com tantas manchetes de corrupção, era a única parte do Brasil que nos enchia de orgulho.

Lembro do acordar cedo e ver as corridas no domingo de manhã junto com meu pai e de cantar junto o “Tema da Vitória” após cada sucesso do nosso grande piloto. Infelizmente, no dia 1 de Maio de 1994, ele nos deixou. Maldita curva Tamburello! Lembro que nesse mesmo dia estava me preparando para ir ao Maracanã assistir o clássico Vasco x Flamengo, e momentos antes de sair vejo a notícia na TV que tanto rezei para não ter. Posso estar enganado, mas não lembro de nenhuma outra vez em que as duas maiores torcidas rivais do Rio de Janeiro se uniram e juntas prestaram uma homenagem ao nosso grande ídolo: Adeus Senna, Adeus Senna...

Senna foi muito importante para a Fórmula-1, conquistou recordes que hoje só foram derrubados devido ao abismo que existia entre um piloto e um carro em relação aos outros. Hoje a questão da segurança melhorou muito graças a ele, pena que ele ajudou com a sua vida. PARABÉNS pelo seu dia campeão, AYRTON SENNA DO BRASIL!!

Do simples abraço ao Armeration

Posted: sábado, 20 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
4

O Gol é o ápice do futebol, times lutam para fazer o seu e para impedir o do adversário e os técnicos quebram a cabeça em busca de táticas que facilitem a busca por ele. A comemoração é o momento de extravasar toda essa busca, de todo o duro trabalho ao longo da semana, é o momento único de cada atleta. Cada um comemora do jeito que se sentir melhor.

Ao longo dessa semana presenciamos um repertório variado de comemorações, desde as mais simples até o chamado “Armeration”. Vi comentarista renomados criticando tal postura, dizendo que são contra esses tipos de comemorações e que preferem o tradicional, ou seja, o salto do Pelé, o dedo indicador do Ronaldo, o ninar do Bebeto, o agradecimento ao Céu, etc. Não me levem a mal, também gosto muito dessas comemorações “simples”, mas não vejo mal nenhum do atleta comemorar junto a sua torcida dançando, jogando vídeo-game ou de uma outra forma inovadora.

Quero deixar claro que só não vejo mal nenhum em comemorar junto a sua torcida, mas comemorar, de qualquer forma, provocando a torcida rival acho errado. Vivemos um momento de que qualquer motivo é razão para esses vândalos uniformizados protagonizarem cenas de guerra nos estádios e em seus arredores. Com isso não cabe aos atletas darem combustível a eles.

Comemorações que acho erradas são aquelas em o jogador sai fazendo gestos obscenos para a torcida, ou que saia atirando com os dedos, ou que levante a camisa, escondendo na hora mais importante da partida o escudo do clube e os patrocinadores que tanto ajudam nas finanças. Torço para Neymar, Robinho, Diego Souza, Armero e companhia comemorarem cada vez mais seus gols de uma forma mais bem humorada e que as pessoas do meio esportivo aprendam a aceitar o novo sem esquecer do passado.

O futebol da Europa

Posted: quinta-feira, 18 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
0

Chega o fim as quartas de final da Uefa Champions League, favoritos confirmaram e decepcionaram suas torcidas. Na semana passada o Arsenal com toques rápidos e jogadas em velocidade já tinha passeado sobre o Porto, e o Bayer de Munique tinha tido um duro confronto contra Fiorentina e só conseguiu passar graças a um gol irregular no primeiro jogo e a um golaço de Robben no segundo jogo.

Wayne Rooney destruiu todas as possibilidades do Milan de conquistar mais um título europeu, no confronto ele marcou quatro gols. O Manchester ganhou por ter um time pronto e com mais jogadores capazes de decidir e o Milan sentiu a falta de Pato, até porque Borrielo e Huntelaar não dá! Ronaldinho Gaúcho fez um bom primeiro jogo e no segundo foi razoável, buscou o jogo mas a marcação do Manchester foi eficiente. O Real Madrid, mais uma vez, decepcionou sua torcida e foi eliminado pela sexta vez seguida nas oitavas, dessa vez pelo Lyon. Cristiano Ronaldo e, principalmente, Kaká foram apáticos no confronto.

A Inter de Milão teve o adversário mais complicado dessa fase e se saiu bem, o Chelsea valorizou bastante a classificação da Inter. Dois confrontos equilibrados e só decididos nos detalhes. Vale mencionar o confronto entre Lúcio e Drogba, eles fizeram uma prévia do confronto que irá acontecer em Junho na Copa do Mundo, e o defensor brasileiro se saiu muito bem, jogando muita bola e não dando chances para o costa-marfinense. O CSKA eliminou o Sevilla na Espanha com um frangaço do goleiro espanhol.

Barcelona não teve trabalho pra despachar o Stuttgart, empate na Alemanha e goleada na Espanha. Messi está voltando a desequilibrar, podem me chamar de maluco e precipitado mas estou vendo a Argentina vindo forte nessa Copa, mesmo com Maradona no comando da seleção. No outro confronto o Bordeaux eliminou o Olympiacos.

O sorteio das quartas vai acontecer nesta sexta e os confrontos serão nos dias 30/03 e 31/03 nos jogos de ida e 06/04 e 07/04 nos jogos de volta. Barcelona e Manchester United são meus favoritos na disputa!

Pitacos do fim de semana

Posted: domingo, 14 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: , ,
2

Fim de semana movimentado nos esportes. Para não deixar passar nada vou dar a minha opinião de tudo do que mais importante aconteceu nesse fim de semana.

Pra começar, na F-1 Fernando Alonso ganhou o GP do Bahrein, com Felipe Massa em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. Ainda não foi a corrida que todos esperam com as novas regras, mas emoção ao longo do ano com certeza não faltará. Alonso ganhou uma corrida importantíssima, na Ferrari ainda não tem primeiro e segundo piloto. Vão ter as melhores oportunidades aquele que tiver melhor desempenho nas pistas e consequentemente que tiver disputando o título. A falta de apoio dentro da equipe custou muito ao Alonso na época que ele estava na McLaren. O Felipe também tem motivos para festejar, voltar depois de 8 meses do acidente com um segundo lugar, ainda mais com tantos talentos na pista, é um excelente retorno. Michael Schumacker foi tímido em seu retorno com apenas a sexta posição. Rubens Barrichelo foi o décimo, terminando a frente de seu companheiro de equipe e conquistando 1 ponto. Os outros brasileiros não tiveram a estreia que gostariam, ambos abandonaram a prova com problemas no carro.

No Mundial Indoor de atletismo em Doha, Fabiana Murer conquistou o primeiro ouro feminino do país na história da competição. Saltando 4,80m a brasileira superou todas as rivais no salto com vara, inclusive a grande favorita Yelena Isinbayeva que sequer subiu no pódio. Fabiana merecia a medalha por tudo que passou nos últimos anos, o episódio com a perda da vara nas Olímpiadas de Pequim fez com que todo o trabalho de um ciclo olímpico fosse jogado no ralo. Outra brasileira fez bonito na competição, Keila Costa conquistou o bronze no salto em distância. É importante esses resultados para o atletismo do país, esporte que ficou manchado com o escândalo de doping no ano passado e teve muito de seus programas e patrocínios cancelados devido ao episódio. Espero que as autoridades tenham a consciência de saber que aquele episódio foi um fato isolado, que os responsáveis devem sim ser punidos, mas que o esporte não seja o mais prejudicado.

A rodada do futebol mundial foi interessante. Bons clássicos regionais junto com muita chuva no Brasil e interessantes partidas na Europa. O que mais marcou a rodada do fim de semana foi o show de coreografia nas comemorações dos gols no clássico Paulista. Primeiro Neymar e sua turma e depois Robert e Diego Souza, que riram por último. Futebol deveria ser mais assim, na brincadeira, evitando tragédias entre as torcidas. Na Europa merece destaque a atuação do Wayne Rooney que comprovando sua boa fase marcou dois gols e recolocou o Manchester United na liderança. No momento não há ninguém em melhor fase do que o atacante inglês, ele tem sido decisivo na Champions League e no Campeonato Inglês. O Milan se recuperou da eliminação da Champions League no meio da semana e aproveitou o tropeço da líder Inter e encostou, a diferença agora é de apenas um ponto. O fato a lamentar foi a lesão de David Beckham. As coisas não estão muito boas para a seleção Inglesa, depois de perder Michael Owen agora foi a vez de Beckham da adeus à Copa. Os dois vão fazer muita falta, principalmente pela experiência de já terem disputado a competição! (Foto: GloboEsporte.com)

É Santástico

Posted: sexta-feira, 12 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
5

2 meses de futebol profissional já se passaram no ano de 2010, e até agora quem encanta o país é o Santos com seus meninos da Vila, liderados pelo "chefe" Robinho. Nesta quarta-feira o Santos goleou o Naviraiense-MS por 10 x 0! Parece placar de pelada mas foi isso mesmo, 10 x 0 com show, principalmente, de Neymar. Foi a segunda maior goleada da história da Copa do Brasil, só perdendo para os Atlético-MG 11 x 0 Caiçara-PI em 1991.

Dorival Junior fez um excelente papel no comando do Vasco no ano passado levando a equipe da Cruz de Malta de volta à primeira divisão e ainda chegando nas semifinais da Copa do Brasil contra o Corinthians, sendo eliminado num confronto bastante equilibrado e controverso por parte das arbitragens. Esse ano Dorival aterrisou em Santos e já se nota a sua cara na equipe Santista, equipe com toque de bola envolvente, ataque rápido e forte e excelente preparo físico, mas a defesa ainda requer melhores ajustes. Falta um título de expressão para Dorival Junior se consolidar com um dos grandes técnicos do país.

O ataque Santista com Neymar, Robinho e André é uma mistura de habilidade, velocidade, oportunismo e, claro, molecagem, no bom sentido. Neymar amadureceu bastante de um ano pra cá, dribla visando o gol adversário e destrói qualquer sistema defensivo com suas "travessuras". Robinho estava apagado na Inglaterra, voltou ao Brasil para adquirir melhor forma física para a disputa da Copa do Mundo. Dunga e nós, torcedores brasileiros, agradecemos o privilégio de vermos ele novamente em ação. André é o menos badalado, mas isso não quer dizer que ele seja o menos importante, muito pelo contrário, ele tem aproveitado bem as companhias e tem feito gols importantes para a equipe Santista.

É cedo dizer que o Santos é o favorito para a conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, principalmente após o fracasso do ano passado, mas até então é o único time que vale a pena pagar ingresso para assistir aos jogos esse ano. (Foto: LanceNET)

Errata: Informei na coluna debaixo a pontuação errada das corridas. O correto é 25 para o primeiro colocado, 18 para o segundo, 15 para o terceiro, e 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1 do quarto ao décimo, respectivamente. Peço desculpas a todos vocês!

Começa logo Fórmula 1

Posted: terça-feira, 9 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
5

Neste domingo começa a temporada 2010 da Fórmula 1, temporada que promete ser a mais disputada dos últimos tempos. Para começar tem a volta do heptacampeão Michael Schumacher, correndo pela Mercedes (antiga Brawn GP). O alemão reinava no início da década devido a enorme diferença do seu talento em relação aos outros pilotos e devido ao carro da Ferrari que fazia as outras equipes disputarem apenas para ver quem seria a segunda colocada, mas nos últimos anos antes de sua primeira aposentadoria ele sofreu com Fernando Alonso voando junto com a equipe Renault. Hoje o campeonato tem mais pilotos capazes de bater de frente com o alemão, além do Alonso tem o Felipe Massa, o Lewis Hamilton e o Jenson Button, campeão do ano passado que mais experiente melhorou muito atrás do volante!!

Outra novidade é a mudança na pontuação da corrida. Antes pontuavam os oito primeiros , agora serão os dez primeiros (25 pontos para o primeiro colocado, 20, 15, 10, 8, 6, 5, 3, 2, 1 na ordem). Mas a mudança que mais me agradou foi o fim do reabastecimento, os carros vão correr toda a prova com o combustível que colocar antes da corrida, parada nos boxes apenas para trocar pneus. A coisa mais chata da F-1 nos últimos anos era o piloto ultrapassar no pit-stop, antes de entrar para fazer o reabastecimento o piloto andava rápido nas suas últimas voltas com pouco combustível e ganhava vantagem para voltar na frente depois do reabastecimento, tirando a disputa por posições na pista e toda demonstração de técnica do piloto.

O Brasil vai estar bem representado esse ano. Felipe Massa depois de uma temporada com sustos volta a guiar sua Ferrari, Rubinho Barrichelo inicia sua 18 temporada, dessa vez correndo pela Willians, Bruno Senna e Lucas di Grassi estréiam na HRT e na Manor respectivamente, correndo para buscarem experiência e quem sabe alguns pontinhos. Vou torcer para o Felipe Massa ganhar o título esse ano, mas aposto no Fernando Alonso. Participe da enquete ao lado, Quem será o campeão da temporada 2010 da F-1? Eu já dei o meu palpite! Que comece o ronco dos motores vai começar a F-1!

As confusões do Imperador

Posted: sábado, 6 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
3

Gols, confusões, explicações que não batem e ausência aos treinos, essa tem sido a rotina do Imperador Adriano desde a sua volta ao futebol Brasileiro no ano passado. Adriano fez sua última partida pelo Flamengo no dia 24 de Fevereiro, marcando um gol na estreia do clube na Libertadores. Desde então não aparece mais para treinar, tudo bem que ele teve algumas folgas devido a sua convocação para a seleção (mais precisamente 3 dias de folga no período). O Kleberson, outro convocado, já se apresentou e treina normalmente desde sexta-feira, se preparando para o jogo de quarta-feira contra o Caracas na Venezuela. Adriano só irá se reapresentar na segunda-feira, isso se não ocorrer nenhum outro "imprevisto", coisa comum nessa passagem do imperador pela Gávea.

Problemas pessoais, bolha no pé e audiências na justiça são justificativas usadas para tentar explicar o óbvio, Adriano e o profissionalismo não jogam no mesmo time!! A diretoria rubro-negra que agiu de uma forma precipitada e enérgica no caso Petkovic (tão importante quanto o Adriano na conquista do Brasileiro no ano passado) joga pra debaixo do tapete as confusões do Adriano. O problema é a história do cobertor curto, você protege o jogador mas expõe o clube a situações ridículas.

Ele voltou da Itália fora de forma e mesmo assim já começou fazendo seus gols, depois quando sua condição física melhorou rendou muito mais e conquistou novamente um lugar no grupo do Dunga. Provavelmente vai à Copa, mas Dunga já disse que não vai tolerar falta de profissionalismo. Candidatos à vaga dele na seleção tem muitos! Ta na hora do imperador parar de agir como peladeiro, que não treina e joga quando quer, e começar a cuidar de sua carreira. É craque e seu rendimento em campo está diretamente ligado a sua condição física.

Sabe aquele filho único que é mimado, os pais dão tudo que ele pede e ele nunca ouviu um NÃO, então essa é a relação entre Flamengo e Adriano!! (Foto: GloboEsporte.com)

Cadê a torcida?

Posted: quinta-feira, 4 de março de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

O início do ano do nosso futebol é reservado para a disputa dos campeonatos regionais. Eu, particularmente, gosto muito dos regionais. A disputa direta com seus rivais do Estado e as brincadeiras entre torcedores são ingredientes fundamentais no dia-a-dia do esporte. O Campeonato Brasileiro de pontos corridos vem convencendo e agradando aos torcedores, tanto que a média de público sobe a cada ano. Porém isso não vem acontecendo nos estaduais! Esse ano tem sido marcado por estádios vazios em todo o país.

Vimos no campeonato carioca o Vasco jogar para menos de mil pagantes e estádio lotado apenas em clássicos, no paulista que tem o campeonato regional mais disputado do país a média de público é a terceira pior do país com 4.823 pagantes e comparado com a média do ano passado (10.773) a diferença é absurda (Fonte: LanceNET), os clássicos paulistas ficam mais vazios que dia de feira, e no campeonato gaúcho a fanática torcida colorada não compareceu em peso, como costuma fazer em jogos decisivos, na semi-final do primeiro turno.

Qual seria o motivo do baixo público? Acredito que seja uma combinação de fatores. Guerra entre torcida rivais e até mesmo do próprio time, afastando famílias do estádio, valor dos ingressos, horário de algumas partidas (jogos às 21h50 e às 8h são complicados), times priorizando outras competições, e inchaço do campeonato. No campeonato mineiro, depois de todos se enfrentarem em turno único os 8 primeiros se classificam para as quartas de final. O detalhe que tem apenas 12 clubes na disputa!!

Está na hora das federações pararem de brigar com a CBF cobrando mais datas para fortalecerem seus estaduais e adotarem medidas para atrair a torcida, afinal somos nós os mais interessados!!

Aproveitando que estou falando de torcida, postarei um vídeo que circula no Youtube da torcida do Liverpool cantando "You'll Never Walk Alone"! É de arrepiar, confiram!!!



Novo Blog

Posted: segunda-feira, 1 de março de 2010 by FilipeJMS in
5

Sejam bem vindos ao Blog Colunas de Esporte, espaço destinado a todos que gostam de esportes e principalmente que gostam de conversar a respeito!!
Meu nome é Filipe José, tenho 23 anos e moro no Rio de Janeiro. Sou professor de Educação Física, estudante e um amante dos esportes. Do futebol ao beisebol, de Jogos Estudantis aos Jogos Olímpicos de Inverno, assisto tudo!!
Gostaria da ajuda de todos vocês para fazer desse blog um local de informações, debate e diversão. Sempre que quiserem comentem as colunas que responderei com uma enorme satisfação!!

A caminho da Copa

Posted: by FilipeJMS in Marcadores: ,
2

Nesta terça-feira (02/03) a seleção brasileira faz seu último amistoso antes da Copa do Mundo 2010. Como todo brasileiro que gosta de futebol, eu também dou meus palpites na seleção do Dunga. É evidente que o nosso treinador tem feito um bom trabalho no comando da seleção, ele assumiu após o fiasco da Copa 2006 e até então coleciona bons resultados. Títulos da Copa América e da Copa das Confederações, classificação sem sustos nas eliminatórias, quebra de escritas que duravam por muito tempo (vitórias incontestáveis no Chile e na Argentina), e resgate do orgulho de vestir a "amarelhinha". O único ponto contra foram as Olímpiadas, o sonho do Ouro Olímpico vai ter que esperar por mais um pouco!!


Era perigoso dar o comando da melhor seleção do mundo para um técnico que nunca antes tinha treinado clube algum, mas o Dunga assumiu com estilo (inclusive em suas roupas) e com promessa de escalar somente os que estiverem em melhor fase, sem se preocupar com nomes e pressões da torcida. No início do trabalho, o Dunga foi até coerente, jogava quem estava em fase melhor em seus clubes. Com o passar do tempo o grupo foi se fechando e nosso treinador foi se contradizendo, nem sempre os melhores jogadores eram convocados, jogadores que estavam atuando em outras posições em seus clubes eram convocados para atuar em suas posições de origem e jogadores que tinham sua confiança eram convocados não importando a fase em que ele estava.


Vamos a algumas contradições: Doni, atualmente, é reserva do Júlio Sérgio na Roma; Michel Bastos e Gilberto jogam de tudo em seus clubes, menos de lateral esquerdo; Julio Batista passou muito tempo na reserva da Roma, só agora aos poucos está voltando ao time titular; Ronaldinho Gaúcho (tudo bem, já teve inúmeras oportunidades na seleção) está "comendo" a bola no Milan, toda semana assistimos gols, assistências e jogadas geniais que só craques sabem fazer; Grafite quando estava em fase muito melhor que agora na Alemanha não era convocado.


Não querendo desmerecer a importância do Júlio Batista na seleção, ele é um jogador que não tem medo de cara feia e quando foi chamado na maioria das vezes correspondeu. Mas em uma eventual fase eliminatória da Copa do Mundo, estando o Kaka suspenso você confia no Julio Batista como o "cérebro" do meio-campo brasileiro? Eu NÃO!!