Nova geração européia

Posted: sábado, 31 de julho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Espanha x França se enfrentaram nesta sexta-feira na final da Eurocopa Sub-19 disputada na França. Pode-se dizer que foi o confronto dos opostos, enquanto a Espanha ainda curte a sua melhor geração do futebol que recentemente conquistou o inédito Mundial, a França busca uma renovação urgente em sua seleção, visando apagar o fiasco do Mundial 2010.

As duas seleções chegaram à final não por sorte e nem por acaso, essas mesmas duas seleções se encontraram dois anos antes na final da Euro Sub-17, na ocasião deu Espanha. Agora foi diferente, a França venceu de virada a Espanha por 2 x 1 e chegou ao seu segundo título na competição.

A França estava no grupo A ao lado de Áustria, Inglaterra e Holanda, e com duas vitórias (sobre as seleções da Áustria e da Holanda) e um empate se garantiu na primeira posição do grupo. Nas semifinais a vitória de 2 x 1 sobre a Croácia garantiu a França na final. Já a Espanha vinha de 100% de aproveitamento, vitória sobre as seleções da Croácia, Portugal e Itália na primeira fase e sobre a seleção da Inglaterra nas semifinais.

Finalmente os franceses terão motivo para sorrir com o futebol, além do fracasso na Copa, os escândalos sexuais de dois de seus principais jogadores (Ribéry e Benzema) mancham um pouco a linda camisa construída por Platini e Zidane. Agora cabe ao técnico da seleção principal, o ex-jogador Laurent Blanc, saber a hora certa de convocar os meninos. Não deve colocá-los na fogueira, e sim ir mesclando a nova geração com a antiga geração que ainda pode render.

Já a Espanha é impressionante o trabalho de base deles, já tendo uma fantástica e consagrada geração, eles mostram que não querem perder o ritmo nos próximos anos. O curioso é a presença de dois brasileiros nessa seleção Sub-19, Thiago Alcântara (filho do ex-jogador Mazinho) do Barcelona e Rodrigo do Real Madrid. Mesmo tendo uma das ligas mais ricas do mundo e com grandes jogadores de diversas nacionalidades jogando no país, a Espanha mostra que é sim possível fazer um positivo trabalho de base.
(Foto: GloboEsporte.com.br)

2 comentários:

  1. um detalhe interessante foi a Espanha ter tido 100% de aproveitamento no Grupo e perdido o título .... igual a Copa de 2002 e 2006 !!!!! ainda bem que a Suiça ganhou esse ano !!!!! he he he !!! ... mas enfim, talvez seja um bom futuro para a França, mas espero que seja um melhor ainda para a Espanha ..............

  1. Queria ter visto esse jogo. Deve ter sido bem bom de ver!
    Imagine, 100% de aproveitamento, perder justamente na final, deve ter ficado um gostinho amargo, hein???
    Mas isso acontece...
    Grande promessa pra França então, fica a espectativa né?

    beijooo (gabi)