As oito melhores Seleções da Copa 2010

Posted: quinta-feira, 1 de julho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Se antes da Copa alguém afirmasse que o continente Sul-Americano fosse ter quatro representantes nas quartas de final, esse alguém não seria levado muito a sério. Brasil e Argentina já eram de se esperar que chegasse longe na Copa, mas Uruguai e Paraguai surpreenderam muita gente. E poderia ter sido melhor, bastava o Chile ter empatado com a Espanha na última rodada da fase de grupos, que eles garantiam o primeiro lugar do grupo H e assim fugiam do confronto com o Brasil.

É a primeira vez na história das Copas do Mundo que o continente da América do Sul coloca mais representantes nas quartas de final do que a Europa. Muitos questionam o porquê desse amplo domínio, é sorte ou competência? Fico com a segunda opção, principalmente após verem as principais estrelas européias chegarem nas suas respectivas seleções “estourados” pelos rígidos campeonatos europeus que jogam. Mas muitos podem dizer que os jogadores sul-americanos também jogam esses campeonatos europeus. Sim, isso é verdade, mas se pararmos para analisar veremos que as seleções da América do Sul são mais equilibradas nesse quesito, alguns jogam os campeonatos daqui e outros os de lá.

Uruguai ficou em quinto lugar nas eliminatórias Sul-Americanas, e só se classificou para a Copa 2010 na repescagem em dois jogos contra a seleção da Costa Rica, vitória de 1 x 0 fora de casa e empate de 1 x 1 em casa. Na Copa caiu em dos grupos mais equilibrados, tudo bem que nele não tinha nenhum bicho papão (vimos que essa atual França não era grandes coisas), mas qualquer uma das quatro seleções poderiam se classificar. Nas oitavas de final fez um belo jogo contra a seleção da Coréia do Sul e venceu por 2 x 1, após 40 anos a Celeste chegava novamente entre as oito melhores do Mundial. E pode chegar até mais longe, a seleção de Gana, adversária das quartas, não me convence nenhum pouco.

O Paraguai fez uma eliminatória para a Copa de forma tranqüila, se classificou em terceiro lugar com um ponto a menos que o Brasil, líder das eliminatórias. Chegou a vencer o Brasil e a Argentina em Assunção, mas o acidente do seu principal atacante, o Cabañas que foi baleado na cabeça no início do ano, fez com que as expectativas do Paraguai neste mundial diminuíssem. Garantiu o primeiro lugar de um grupo difícil, deixando a atual campeã Mundial, a Itália, fora da Copa. Nas oitavas enfrentou outra boa surpresa, a seleção do Japão, e em um jogo amarrado, os paraguaios levaram a vaga na disputa de pênaltis e chegaram as quartas, é o melhor resultado do Paraguai na história das Copas do Mundo. Se a sorte ajudou nas oitavas, nas quartas jogou contra. A Espanha é uma das favoritas dessa Copa e tem tudo para despachar a seleção do Paraguai.

As quartas de final começam nesta sexta-feira, e com o fim da Copa se aproximando já me bate uma saudade de assistir três jogos diferentes por dia!

2 comentários:

  1. Confesso que até seria legal ver os quatro sul-americano na semi ... mas no fundo ia virar uma Copa Ampérica e sei lá, acho que não tem muita graça ....

    Torcer mesmo vou torcer para o Uruguai e Espanha .... espero que o Brasil ganhe, no fundo é sempre melhor ver o Brasil ganhando e com relação a Argentina e Alemanha qualquer um, eu quero é ver sair faísca dali !!!!!!! he he he !!!!!!

  1. Ron Groo says:

    E o Uruguai vai caminha mais além, já a Argentina eu quero que se exploda.