Ami$to$o da $eleção

Posted: quinta-feira, 3 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
2

Quanto vale um amistoso contra a seleção Brasileira de futebol? Segundo alguns veículos da imprensa, a CBF recebeu 3,2 milhões de Reais do governo do Zimbábue pela realização do amistoso nesta quarta-feira. Primeiro vamos deixar o aspecto técnico que envolvia esse amistoso, e vamos falar sobre o social. Sabemos que o futebol Brasileiro percorre o mundo, países com índice de pobreza ao extremo vêem na nossa Seleção um motivo para sorrir. Levando apenas isso em conta, a realização do o amistoso foi louvável.

Agora vamos pensar no lado humanitário que faltou à CBF neste amistoso. Zimbábue, segundo pesquisa da ONU, é o país com menor expectativa de vida no mundo, em média se vive apenas 42 anos no país. Cerca de 10% da população é infectada pelo vírus HIV, não tem moeda própria, tem a maior taxa de inflação do planeta, e está há 30 anos nas mãos de uma mesma pessoa, o ditador Robert Mugabe. Vendo reportagens na TV vi que para se ganhar dinheiro com o comércio no Zimbábue tem que trabalhar no ramo alimentício, roupas e calçados encalham porque o pouco dinheiro que a população tem só da para comprar comida.

Por que a CBF não pegou esses 3,2 milhões e ajudou na construção de um hospital nesse país? Ou então em escolas? Além do excelente exemplo que a Seleção daria, ia ajudar a mostrar para o mundo os problemas do Zimbábue. Sei que é fácil falar, mas é muito mais fácil pensar em ajudar o próximo. Por ano, só de patrocinadores, a CBF recebe mais de 200 milhões, fora as cotas de amistosos. Já que não paga salários aos jogadores, com o que gasta a CBF? Os valores pagos em prêmios por conquistas não chegam nem perto desse valor.

Falando sobre o jogo em si, fica difícil fazer uma avaliação contra a fraca seleção do Zimbábue. Mas de positivo há de se destacar a atuação do Robinho, a volta ao Santos lhe fez muito bem. Maicon fez um lançamento a lá Gérson no segundo gol e Júlio Batista começou bem em sua busca para calar a boca de muitas pessoas, inclusive a minha. De negativo o destempero sem motivo mas já previsível do Felipe Melo e a fraca atuação de Kaká. Por que não enfrentar uma seleção com características das Seleções do grupo G? Se o medo é ter jogador machucado, sabemos que esse risco ocorre até em treinos. Segunda-Feira tem outro amistoso, dessa vez contra a Tanzânia. Ahhhhhhh agora sim...

Vendo outros amistosos cheguei a uma conclusão, a Holanda vem mais forte do que eu pensava. Van Persie se recuperou da grave contusão que sofreu, e junto com Sneidjer e Robben prometem fazer barulho nesta Copa 2010. (Foto: GloboEsporte.com.br)

2 comentários:

  1. A CBF não fazer algo desse tipo com o dinheiro é de se esperar, mas o governo do Zimbábue ter essa grana toda para gastar com o jogo de futebol enquanto o povo só tem dinheiro para comprar um pouco de comida é que é lamentável ...... mas esperar o que de ditadores como Mugabe ?? o cara parecia mais o Idi Amin ......

  1. Acho que essa dinherama toda, o Jorge Kajuru deve saber pra onde vai... rsrsrsrsrs..

    Eu naum vou falar pra onde vai, pois posso ser processado... Melhor evitar papas na lingua... rsrsrsrsrs...

    Mais concordo com vc, a CBF poderia até fazer um marketing social em cima do que vc falow e ate conseguiria arrumais mais grana pra ajudar essa população.

    Uma pena o ser humano ainda não pensar em ajudar ao próximo, ainda mais aqueles que estão com a faca e o queijo não mão.

    Esse é o nosso Brasil!!!!!!!!!