Análise da Copa 2010

Posted: terça-feira, 13 de julho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
6

A Copa da África pode não ter sido uma das melhores no nível técnico, mas eu gostei da competição e principalmente do campeão. A final foi entre as duas melhores seleções da Copa, muitos podem achar que a Alemanha foi a que melhor futebol apresentou em 2010. Talvez tenha sido, mas quando perdeu um dos seus jogadores por suspensão (Thomas Müller) ficou muito enfraquecida, coisa que não aconteceu com a Holanda quando ficou sem Robben e com a Espanha que não contou com Fernando Torres em sua melhor forma.

Vi a maioria dos jogos e baseado nisso fiz a minha seleção da Copa: Goleiro: Stekelenburg (HOL); Laterais: Phlip Lahm (ALE) e Van Bronckhorst (HOL); Zagueiros: Lúcio (BRA) e Puyol (ESP); Volantes e meias: Schweinsteiger (ALE), Iniesta (ESP), Thomas Müller (ALE), e Sneidjer (HOL); Atacantes: Diego Forlán (URU) e David Villa (ESP). Outros jogadores fizeram uma boa Copa, mas ficaram de fora dos meus 11 titulares, entre eles: os bons goleiros Eneyama da Nigéria e Ricardo de Portugal, o zagueiro Marcos Túlio Tanaka do Japão e Piquet da Espanha, o volante Peréz do Uruguai, os meias Xavi da Espanha e Ozil da Alemanha, e os atacantes Luís Suárez do Uruguai e Javier Hernandéz do México.

Foi eleito como melhor jogador do mundial o uruguaio Diego Forlán, desbancando os finalistas e favoritos Sneidjer e Villa. Achei justa a escolha, Forlán foi eficiente jogando recuado em busca de levar mais qualidade ao meio campo uruguaio, além disso talvez ele tenha sido o que melhor se adaptou a bola Jabulani. Cassilas foi eleito o melhor goleiro, apesar de achá-lo um goleiraço não concordei com a escolha. Na final Cassilas foi um monstro no gol, mas nas partidas anteriores o achei meio inseguro. Thomas Müller levou dois prêmios, o de revelação e o de artilheiro devido aos critérios de desempate. Grata surpresa alemã que tem tudo para manter o alto nível ao longo dos próximos anos.

Os gols mais bonitos da Copa eu fico com três: o segundo gol do Luís Fabiano contra a Costa do Marfim, o gol do Van Bronckhorst contra o Uruguai e o gol do Luís Suárez contra a Coréia do Sul. A melhor defesa foi a do atacante/goleiro Luís Suárez no último minuto do segundo tempo da prorrogação contra Gana. Na primeira Copa na África destaco de positivo a alegria dos africanos, que mesmo tendo sido eliminados logo na primeira fase, mantiveram a descontração e o orgulho de sediar a Copa, e também o show de imagens captadas pelas inúmeras câmeras nos estádios. De negativo o péssimo estado dos gramados na maioria das partidas e os erros incríveis de arbitragens.

No ultimo mês poucas foram as colunas publicadas que não fossem sobre a Copa do Mundo, talvez muitos de vocês já não agüentam mais ler sobre a Copa, com isso está será minha última coluna sobre a Copa do Mundo 2010. Nos vemos em 2014!

6 comentários:

  1. Pois é, também dediquei meu blog exclusivamente a Copa este mês, mesmo não sendo um blog de esportes necessariamente, é que a Copa mexe com a gente, afinal só de 4 em 4 anos, outras competiçoes se pode tentar no ano q vem, mas nao a Copa, ela é especial.

    Poxa, a minha seleçao da Copa é a única com 3 atacantes,hehehe
    e achei essa Copa a melhor desde 94,apesar de nao ser lá essas coisas todas, mas achei melhor q as anteriores.
    valeu!

  1. Achei essa Copa tão interessante quanto as de 1994 e 1990 que eram as que eu mais tinha gostado até hoje ....

    Muito justo Fórlan ser eleito o melhor da Copa, espero que ele jogue um dia no São Paulo em grande forma ..... mas se o Villa tivesse feito o gol do título seria eleito sem dúvida ....

    Tomara que 2014 seja assim ..... o Brasil não pode faze feio !!

  1. Ron Groo says:

    Achei de um nivel baixissimo.. Espero que melhore na proxima.
    A final me lembrou o Palistão 1990 quando tivemos Bragantino e Novorizontino na final.
    E o pior... A Holanda baixou o sarrafo.

  1. Eu nem sei o que analisar! Essa copa me deixo triste demais!
    Bom que ganhou uma seleção que nunca tinha ganhado, então... Valeu por isso!
    De resto... Sei lá!
    Espero que a gente não faça feio aqui, neh??

    Beijooo (Gabi)

  1. po essa copa foi problematica em alguns pontos como a bola e a arbitragem, muiiiiito ruim! mas foi bom ver um time q joga bonito ganhando e mais uma vez mostrando q times q dao espetaculo ganham sim! santos mostrou isso e agora a furia aplica mais uma vez! isso faz bem pro futebol! mt bom seu blog! to seguindo! ah soh pra n esquecer, tenho um blog d futebol tmb! e comecei uma sequencia d materias falando sobre os pontos q marcaram essa copa! em geral! abraçao

    http://rafoguense10.bloggeiros.com/Eu-quero-Fut-b1

    ateh!(to seguindo)

  1. Realmente o assunto copa do mundo já foi bastante comentado nesse último mês. Porém é justo pois trata-se do maior evento futebolístico do planeta e todos os olhares se voltam para ele. Esperamos que a copa aqui no Brasil seja um exemplo de organização, já que alegria e hospitalidade nosso povo tem de sobra.

    E entre os gols mais bonitos, cabe aí o do Forlán contra a Alemanha também.

    abraço! www.lazeresporteesaude.blogspot.com