Fim das oitavas de final

Posted: terça-feira, 29 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
5

Mais uma seleção confirmou seu favoritismo, após perder na estréia graças ao acaso (com todo respeito à Suíça, mas aquele gol deles foi um dos lances mais bizarros dessa Copa), a Espanha se junta a outras sete seleções nas quartas de final da Copa do Mundo 2010. Em um dos confrontos mais equilibrados das oitavas, a Espanha venceu Portugal e segue em busca de sua ascensão para o grupo de seleções do primeiro escalão mundial.

No estádio Green Point na Cidade do Cabo, apareceu novamente a estrela de David Villa. O novo atacante do Barcelona tentou de tudo quanto é jeito furar a meta portuguesa, mas só conseguiu aos 17 minutos do segundo tempo, em impedimento (vale ressaltar que o lance era bem mais complicado do que os erros contra Inglaterra e México) o atacante recebeu passe de Xavi e precisou de duas tentativas para marcar seu quarto gol no Mundial. Villa, Vittek (EVQ) e Higuaín (ARG) dividem a artilharia da Copa.

A Espanha dominou o jogo e só não fez um placar maior graças a tarde/noite inspirada do goleiro português Eduardo, talvez por isso ele tenha sido o jogador que mais sofreu com a eliminação de Portugal, após o jogo companheiros e adversários foram consolar o português. Portugal em quatro jogos nesta Copa venceu um, empatou dois e perdeu um, marcando sete gols no torneio (todos no jogo contra a Coréia do Norte) e sofrendo apenas um, o do David Villa nas oitavas. A seleção de Carlos Queiróz não chegou com status de favorita ao título, mas esperava-se mais dos lusitanos, principalmente de Cristiano Ronaldo, que estava mais preocupado em se olhar no telão do que jogar bola.

Mais cedo Paraguai e Japão se enfrentaram querendo fazer história, seria a primeira participação de qualquer uma das duas seleções nas quartas de final de uma Copa do Mundo. E após 120 minutos e nove cobranças de pênaltis, Paraguai passou de fase. Espanha e Paraguai jogam no sábado às 15h30m em busca de uma vaga nas semifinais.

Pela primeira vez na história das Copas, a América do Sul terá mais representantes nas quartas de final do que a Europa. Uruguai x Gana, Brasil x Holanda, Argentina x Alemanha, e Paraguai x Espanha, quatro sul-americanos, um africano e três europeus. É difícil, mas todas seleções sul-americanas podem passar e fazer o duelo das semifinais. (Foto: GloboEsporte.com.br)

Brasil 3 x 0 Chile

Posted: by FilipeJMS in Marcadores: ,
1

Chile é freguês, só eles que ainda não sabem disso. Após vitórias na Copa de 1962 e 1998, o Brasil com facilidade venceu o Chile por 3 x 0 e garantiu uma vaga nas quartas de final da Copa 2010. Na próxima sexta-feira às 11h, o Brasil enfrenta a forte seleção da Holanda em busca de uma vaga nas semifinais.

O Chile começou bem a partida, tendo amplo domínio na posse de bola, mas o Brasil logo mostrou quem manda e assustou com Luis Fabiano em um rápido contra ataque. Apesar de algumas boas chances, a seleção brasileira só chegou ao primeiro gol aos 34 minutos do primeiro tempo com Juan que subiu mais do que toda a zaga chilena e de cabeça marcou o primeiro gol do Brasil. Logo em seguida, Robinho carregou a bola desde o meio campo, tocou para Kaká que de primeira deixou Luis Fabiano na cara do gol, o Fabuloso driblou o goleiro Chileno e fez o segundo gol do Brasil.

No segundo tempo o Brasil chegou ao terceiro gol com Robinho aos 14 minutos, após bela arrancada de Ramires. O Chile chegou a assustar a meta brasileira, mas Júlio César, Lúcio e Juan estavam e noites inspiradas e não deixaram o Chile descontar. Dunga já pensando na próxima partida resolveu tirar Kaká e Luis Fabiano para eles não tomarem cartão e desfalcarem o Brasil nas quartas. Ramires recebeu o segundo cartão amarelo e será desfalque certo nas quartas.

A Holanda venceu a Eslováquia por 2 x 1, Robben no primeiro tempo e Sneijder no segundo marcaram os gols holandês, Vitek no final a partida descontou para a Eslováquia. O time holandês teve o controle da partida durante os 90 minutos, mas a defesa deu alguns vacilos que não foram aproveitados pela a Eslováquia. Robben melhora muito o time holandês, que não passa a depender apenas do talento de Sneijder.

Em 1998 a seleção holandesa formada por Frank de Boer, Davids, Kluivert, Bergkamp, e Overmars (que não enfrentou o Brasil) foram eliminadas por Taffarel, Rivaldo, Bebeto, Ronaldo e companhia nos pênaltis. Penso que essa seleção holandesa é mais forte do que aquela, mas Brasil é o favorito no confronto. Quem acompanha as colunas do blog deve lembrar que antes da Copa eu fiz uns palpites, e neles constava Brasil e Holanda exatamente nas quartas de finais, espero agora repetir a maioria dos meus palpites, ou seja, errar! (Foto: GloboEsporte.com.br)

Ahhh seu juiz...

Posted: domingo, 27 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Seria injusto dizer que Alemanha e Argentina passaram de fase somente graças aos erros grotescos das arbitragens de suas partidas, mas não há de se negar que tal erro influenciou e muito na partida. Consideradas por muitas pessoas as melhores equipes da Copa até agora, as duas seleções repetem 2006 quando também se enfrentaram nas quartas de final, na ocasião deu Alemanha nos pênaltis. O jogo será no próximo sábado (03/07) às 11h.

Alemanha e Inglaterra entraram no estádio Free State em Bloemfontein, em busca de afirmação. Klos
e abriu o placar para a Alemanha aos 20 minutos do primeiro tempo, foi seu 12° em Copas do Mundo, ele está a três gols de se igualar ao Ronaldo Fenômeno como maior artilheiro da história das Copas. Podolski ampliou aos 32 minutos e Upson diminui o prejuízo para a Inglaterra aos 37 minutos. Após o gol a Inglaterra cresceu na partida e só não chegou ao gol de empate graças a um erro absurdo da arbitragem que não viu a bola chutada por Lampard quicar 33 cm dentro do gol, o time inglês foi a loucura. O lance lembrou a final da Copa de 1966, também entre Alemanha x Inglaterra, quando o inglês Hurst chutou e a bola explodiu no travessão e depois quicou em cima da linha do gol, na ocasião o árbitro deu gol para Inglaterra e eles ficaram com o título.

No segundo tempo a Alemanha matou o jogo nos contra-ataques, em dois lances o time inglês viu suas chances de seguir em frente na Copa irem embora. Thomas Muller marcou duas vezes, primeiro aos 22 e depois aos 25 minutos. Fim de jogo e festa alemã! A Alemanha precisa mostrar qual é a sua verdadeira seleção, se é a seleção da estréia contra a Austrália e do jogo contra a Inglaterra ou se é a seleção da derrota para a Sérvia e da vitória suada contra Gana. Definitivamente a Inglaterra não foi à África do Sul em seu melhor momento físico e técnico, em quatro jogos no Mundial conquistaram uma vitória, dois empates e uma derrota, e só dois gols marcados.

No outro jogo do dia, Argentina e México repetiram as oitavas de final de 2006 e
o final foi o mesmo. Os mais de 84 mil torcedores no Soccer City viram uma boa partida de futebol, com os ataques levando vantagens sobre as defesas. O México começou melhor a partida, Salcido mandou uma bomba no travessão de fora da área e logo em seguida o chute de Guardado tirou tinta da meta argentina. O sonho mexicano começou a ruir quando Carlitos Tevez em impedimento abriu o placar de cabeça para os hermanos aos 26 minutos. Quando viu o replay do lance no estádio, o bandeirinha pensou em voltar atrás e chamou o árbitro para uma conversa, após pressão dos dois lados o juiz validou o gol. O erro deixou o time mexicano nervoso, que começou a cometer faltas duras e a errar lances bobos, em um desses lances Higuáin aproveitou e marcou seu quarto gol na Copa, chegando a artilharia isolada.

Carlitos Tevez marcou novamente para a Argentina aos sete minutos do segundo tempo, em um belo chute de fora da área. Mesmo que não tenha feito uma má Copa do Mundo, eu não consigo entender a preferência do técnico mexicano pelo goleiro Perez em detrimento ao Ochoa. Outro bom valor mexicano, Hernandéz, diminui o prejuízo aos 24 minutos, mas ficou nisso mesmo. Após o apito final os mexicanos foram em direção ao árbitro reclamar ainda do primeiro gol da Argentina, mas já era tarde demais. (Fotos: Lancenet.com.br)

Tradição Uruguaia e força Africana nas quartas

Posted: sábado, 26 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
1

Passaram-se 40 anos para os uruguaios chegarem novamente entre as oito melhores seleções da Copa do Mundo, acredito que todos vão concordar que a participação do Uruguai tem sido uma bela surpresa, principalmente após a classificação só na repescagem e pela decadência em que vive o futebol nacional do país. Ainda é cedo, mas hoje a Celeste deu mais um passo para mostrar o quanto é grande.

Luis Suárez foi o nome da partida, ele marcou os dois gols do Uruguai na partida e chegou ao seu terceiro na Copa, s
e igualando com outros três jogadores na artilharia. O primeiro gol saiu logo aos oito minutos do primeiro tempo, a zaga e o goleiro da Coréia do Sul falharam e Suárez aproveitou cruzamento de Forlán e sozinho empurrou para o gol. A Coréia do Sul cresceu no segundo tempo, e de tanto assustar o Uruguai chegou ao gol de empate aos 23 do segundo tempo com Lee Chung Yong, de cabeça. Esse foi o primeiro gol sofrido pela seleção do Uruguai nesta Copa 2010. Os poucos mais de 30 mil pagantes viram, debaixo de chuva, Suárez marcar um golaço e garantir a vitória do Uruguai. Aos 35 minutos do segundo tempo, a Celeste cobrou escanteio, a bola sobrou para Suárez que dentro da área cortou o marcador e chutou com efeito, o fraco goleiro Coreano se esticou todo em vão. Fim de jogo e festa uruguaia no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth.

Foram precisos 120 minutos para Gana e EUA decidirem quem seguia vivo na Copa, e a seleção de Gana venceu esse duelo equilibrado. Em sua segunda Copa do Mundo, a seleção de Gana chega pela primeira vez entre os oito melhores (em 2006 foi eliminada nas oitavas) e mantêm a África com um representante ainda na Copa. Esta é a terceira vez que uma seleção africana chega as quartas de final, Camarões em 1990 e Senegal em 2002 foram as outras duas. Logo no início da partida Kevin-Prince Boateng abriu o placar para Gana, aproveitando uma bobeira do volante Clark que perdeu a bola no meio campo, ele carregou a bola e chutou forte de fora da área.

Aos poucos a seleção americana foi encontrando o seu jogo, mas só chegou ao emp
ate aos 17 minutos do segundo tempo. Dempsey fez jogada individual, entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro, pênalti claro que Donovan converteu. Até o fim da partida as duas equipes perderam boas chances, mas com o passar do tempo o medo de tomar um gol em contra ataque limitava os ataques das duas equipes. Veio a prorrogação, e novamente no início do tempo, Gana marcou seu segundo gol e fechou o placar. O atacante que joga com camisa de zagueiro (3), Gyan, recebeu lançamento de Ayew, usou o corpo para proteger a bola e mandou uma bomba para o gol do goleiro Howard. Fim de jogo e festa ganesa no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo.

Uruguai e Gana fazem uma das quartas de final sexta-feira (02/07) às 15h30m.(Fotos:GloboEsporte.com.br)

Brasil 0 x 0 Portugal

Posted: sexta-feira, 25 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
2

Só faltam quatro jogos para o hexa campeonato! A primeira fase já passou, vencemos Coréia do Norte e Costa do Marfim, e hoje empatamos com Portuga e garantimos o primeiro lugar do grupo G. Se não fomos brilhantes, fomos eficientes e em campeonatos de tiro curto o que importa é isso. Nas oitavas de final o Brasil enfrenta o Chile na segunda às 15h30m, repetindo as oitavas de final da Copa de 1998, quando o Brasil ganhou por 4 x 1.

Um simples empate garantia o Brasil e Portugal nas oitavas de final, talvez por isso as duas seleções fizeram um jogo morno. Júlio Baptista, substituo de Kaká no meio campo, não fez uma boa partida e foi substituído por Ramires no segundo tempo. Dunga poupou Robinho na partida e viu sua equipe sentir falta das jogadas individuais do santista. Apesar do amplo domínio brasileiro na posse de bola, cada equipe teve uma grande chance de gol, primeiro o Brasil com Nilmar que no primeiro tempo aproveitou belo passe de Luís Fabiano e chutou ao gol para defesa do goleiro Eduardo, a bola ainda bateu na trave. Portugal deu o troco no segundo tempo com Raúl Meireles que chutou para a boa defesa de Julio César.

A partida teve alguns lances de violência desnecessária, Luís Fabiano, Felipe Melo e Pepe se estranharam durante o jogo. Felipe Melo saiu machucado na partida e sua escalação para as oitavas de final ainda é dúvida, mas o que mais preocupa é Dunga querer escalar Josué em seu lugar do que ele ficar de fora. Já passou da hora de alguém chegar no Felipe Melo e falar que Copa do Mundo não é brincadeira não, que é para ele deixar seus destemperos para a Juventus. No outro jogo do grupo, Costa do Marfim venceu mas não passou de fase, fez 3 x 0 na Coréia do Norte e se despendem juntos da Copa 2010.

Pelo grupo H, Chile e Espanha se enfrentaram pela última rodada do grupo. A Espanha confirmou seu favoritismo e venceu por 2 x 1, ficando com a primeira posição do grupo e fugindo de um possível confronto com o Brasil nas oitavas. David Villa e Iniesta marcaram para a Espanha e Millar descontou para o Chile. Villa chega ao seu terceiro gol e se junta com HIguaín e Vitek na artilharia da Copa. O Chile é a única seleção Sul-Americana que não se classificou em primeiro do seu grupo. Suíça e Honduras empataram em 0 x 0 e fecharam de forma melancólica suas participações na Copa.

Além do confronto entre Brasil e Chile, Espanha e Portugal fecham os confrontos das oitavas de final na terça às 15h30m. (Foto: ESPN.com.br)

Dia de zebra na África do Sul

Posted: quinta-feira, 24 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
4

Foi dia de zebra na África do Sul, a atual campeã Itália deu adeus e a Dinamarca, outra bem cotada em seu grupo, seguiu o mesmo rumo. Se em 2006 França e Itália fizeram a final da Copa, em 2010 as duas seleções envergonharam seus países e mostraram que suas seleções precisam de uma renovação urgente. Para exemplificar meu argumento, a atual pentacampeã Italiana, a Inter de Milão, não tem nenhum jogador italiano em seu time titular atual. Também achei zebra a Dinamarca ser eliminada, principalmente após a boa partida que fez no sábado contra a seleção de Camarões.

Após dois empates decepcionantes, a Itália fez pior em última apresentação na Copa. Em um jogo repleto de emoções perdeu de 3 x 2 para a Eslováquia no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Nem o forte sistema defensivo da Itália funcionou dessa vez, eles falharam nos três gols da Eslováquia. Foi a pior participação da história da Itália em Copas do Mundo.

Em sua primeira Copa como país independente, a Eslováquia chega às oitavas de final com a segunda vaga do grupo. A primeira posição ficou com o Paraguai, que ficou no 0 x 0 contra a seleção da Nova Zelândia. Até agora todos os Sul-Americanos se classificaram em primeiro lugar de seus grupos.

Único Europeu a se classificar com autoridade até agora nesta Copa é a Holanda. Hoje fez 2 x 1 em Camarões, e se juntou a Argentina como únicas seleções com 100% de aproveitamento até agora. A boa notícia foi a volta de Robben no meio campo holandês, recuperado de lesão o craque do Bayern de Munique entrou para pegar ritmo de jogo. A outra seleção classificada do grupo foi o Japão que venceu a Dinamarca por 3 x 1. Os destaques da partida foram o atacante Honda e o zagueiro Marcos Túlio Tanaka. O Brasileiro naturalizado que ficou marcado antes da Copa por marcar dois gols contras em duas partidas seguidas e por quebrar o braço do Drogba, tem feito uma Copa do Mundo correta.

Nas oitavas de final Holanda enfrenta a Eslováquia na segunda-feira às 11h e Paraguai enfrenta o Japão na terça-feira às 11h. (Foto: GloboEsporte.com.br)

Primeiro duelo de gigantes definido

Posted: quarta-feira, 23 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Com o fim da primeira fase se aproximando as seleções se arriscam mais deixando os jogos mais disputados. Nesta quarta-feira mais dois confrontos das oitavas de finais foram conhecidos, EUA x Gana se enfrentam no sábado às 15h30m, e Alemanha x Inglaterra jogam no domingo às 11h, fazendo o primeiro duelo de gigantes na Copa.

Após dois empates decepcionantes na Copa, os ingleses precisavam de uma vitória para não precisar se preocupar com saldo de gols para se classificar. Contra teoricamente o adversário mais difícil do grupo, a Inglaterra fez sua melhor partida na Copa e venceu por 1 x 0, gol do atacante Defoe aos 23 minutos do primeiro tempo. Finalmente os craques ingleses jogaram bem, principalmente Rooney e Gerrard.

No exato momento em que o juiz apitou o final da partida entre Inglaterra x Eslovênia, Landon Donovan marcou para os EUA e garantiu a primeira posição no grupo, e conseqüentemente a vaga nas oitavas de final. Foi merecida a classificação dos EUA, após empatar com a Inglaterra na estréia, a seleção americana foi prejudicada pela arbitragem no empate contra a Eslovênia e ainda abusou de perder gols contra a Argélia, mas foi eficaz na finalização quando tinha de ser.

Outro gigante do futebol que chegou a última rodada precisando vencer foi a Alemanha, e assim como a Inglaterra ela saiu de campo feliz. Com um gol de Özil os alemãs venceram Gana e ficaram com a primeira posição do grupo D. Gana, apesar da derrota, ficou com a segunda vaga e muito provavelmente será a única seleção Africana classificada para as oitavas de final. A Sérvia tropeçou na seleção mais fraca do grupo, a Austrália, e irá embora da África do Sul junto com ela. (Foto: ESPN.com.br)

Obrigado África do Sul

Posted: terça-feira, 22 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
3

Que palavra poderíamos mandar para os Sul-Africanos que viram sua seleção darem adeus na Copa 2010? Eu falaria obrigado! Obrigado pela alegria que vocês demonstraram até agora na Copa, obrigado pelo exemplo de patriotismo que vocês deram (após o jogo contra o Uruguai vi um cartaz da torcida no treino com os seguintes dizeres: Triste sim, mas com vocês até o fim) e obrigado pelo esforço de realizar uma Copa inesquecível. Mas me perdoem, eu só não vou agradecer os barulhos irritantes das vuvuzelas.

Contra a França, a África mostrou o futebol rápido e atento da do jogo contra o México, mas o confronto contra o Uruguai foi uma tragédia para os Bafana Bafana. No primeiro tempo o zagueiro Khumalo e o atacante Mphela marcaram para a África do Sul, e no segundo tempo Malouda descontou para a França, foi o primeiro e único gol francês na Copa. Os próximos dias prometem ser quentes na França, que inclusive já tem um novo treinador, o ex-jogador Laurent Blanc substitui Raymond Domenech.

Foi a primeira vitória de Parreira nas Copas do Mundo a frente de uma seleção que não fosse a brasileira, mas foi uma vitória com gosto amargo já que os donos da casa não conquistaram uma vaga nas oitavas de final. Pela primeira vez na história das Copas do Mundo a equipe anfitriã é eliminada logo na primeira fase. Fico triste por eles, mas não fico surpreso. Os Bafana Bafana ainda precisam crescer muito no futebol.

As vagas do grupo A ficaram com Uruguai e México, que se enfrentaram na última rodada da primeira fase. O Uruguai venceu por 1 x 0 e ficou com a primeira posição. A equipe Sul-Americana é uma das grandes surpresas até agora desta Copa. Após só se classificar na repescagem, os uruguaios conquistaram a primeira posição de um dos grupos mais difíceis da Copa. O México mais uma vez chega as oitavas de final, sua quinta seguida, e tenta dessa vez chegar as quartas de final, algo que não acontece desde 1986.

Pelo grupo B, a Argentina venceu a Grécia por 2 x 0 e fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. Maradona aproveitou o fato de já estar classificado e poupou vários titulares, Messi foi um dos poucos que jogaram e mesmo tendo novamente uma boa atuação, seu gol vai ter que esperar mais um pouco para sair. Demichelis e Palermo marcaram para os Hermanos. A Coréia do Sul empatou em 2 x 2 com a Nigéria e ficou com a segunda vaga do grupo com quatro pontos.

Nas oitavas de final o Uruguai enfrenta a Coréia do Sul e a Argentina duela contra o México, mas bem que seria muito mais interessante para Copa ter Argentina e Uruguai se enfrentando nas oitavas de final! (Foto: ESPN.com.br)

Chuva de gols

Posted: segunda-feira, 21 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
4

Portugal desencantou nesta Copa do Mundo 2010, o massacre de 7 x 0 contra a seleção da Coréia do Norte representou a maior goleada desta Copa e chegou perto da maior goleada da história das Copas, que ainda continua sendo os 10 x 1 da Hungria contra El Salvador em 1982. Com o resultado Portugal chegou aos quatro pontos, à vice-liderança no grupo G e se aproximou muito, principalmente pelo saldo de gols, da classificação para as oitavas de final.

Apesar desse dilatado placar, o primeiro tempo terminou “apenas” 1 x 0 para Portugal. A Coréia adotava a mesma tática da do jogo contra o Brasil, forte sistema defensivo e muitos chutes de fora da área, alguns inclusive com perigo ao gol do Eduardo. Tiago substituiu Deco, que com dores nas costas foi poupado, e jogou muita bola. Aos 29 minutos do primeiro tempo colocou Raul Meireles na cara do gol e este não perdoou. Mesmo insistindo no ataque, Portugal só chegou ao segundo gol no segundo tempo, e depois veio um atrás do outro. Simão marcou o segundo, Hugo Almeida o terceiro, Tiago o quarto, Liédson o quinto, Cristiano Ronaldo o sexto, e novamente Tiago fez o sétimo. Cristiano Ronaldo tirou um peso das costas, não marcava pela seleção de Portugal em jogos oficiais desde a Eurocopa de 2008.

Pelo grupo H, o Chile jogou bem e venceu a Suíça. González, aos 29 minutos do segundo tempo, fez o que muitos antes não haviam conseguido, marcar gol na Suíça. Aos 22 minutos do segundo tempo, a Suíça quebrou o recorde de 550 minutos sem sofrer gol da Itália. Marcelo Bielsa tem feito um excelente trabalho a frente da seleção chilena, mas não dá para entender Valdívia no banco.

A Espanha venceu seu primeiro jogo na Copa, em uma partida repleta de chances perdidas (inclusive um pênalti), os espanhóis fizeram 2 x 0 na seleção de Honduras e chegaram à vice liderança do grupo pelo saldo de gols. Os gols da partida foram marcados por David Villa, o primeiro um golaço, o novo reforço do Barcelona ainda perdeu um pênalti e a oportunidade de chegar à artilharia da Copa junto com o argentino Higuáin. Para evitar um possível confronto contra o Brasil já nas oitavas de final, a Espanha só depende de si mesma basta vencer o Chile na última rodada. (Foto: Lancenet.com.br)

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Posted: domingo, 20 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
3

Sim, isso é Brasil! Podem criticar quanto quiser, mas quando a peteca esquenta a seleção do Brasil mostra o quanto é boa. Depois de passarmos sufoco na estréia contra a Coréia do Sul, colocamos a Costa do Marfim na nossa roda de bobinho. Com todo respeito ao Drogba, Maradona (que não esquece da gente) e companhia, mas isso aqui é Brasil!

Com atuação destacada de Luís Fabiano vencemos a Costa do Marfim por 3 x 1, com o resultado somos a segunda equipe classificada matematicamente para as oitavas de final. Depois de seis jogos de jejum, o Fabuloso marcou duas vezes e se aproximou de Higuaín na artilharia da Copa, Elano marcou o terceiro gol do Brasil e também chegou ao seu segundo gol na Copa. Desde o início da partida a equipe Brasileira mostrou que sua atuação seria diferente da estréia, aproveitando os espaços que a Costa do Marfim dava, o Brasil chegava com perigo ao gol Africano. Após uma triangulação, o Brasil chegou ao primeiro gol com Luís Fabiano aos 24 minutos do primeiro tempo. O artilheiro da era Dunga chegou ao seu segundo gol na partida em um lance irregular, a arbitragem não percebeu o domínio no braço e Luís Fabinao marcou novamente aos seis minutos do segundo tempo, Elano fechou o placar aos 17 minutos. Assim como na estréia a defesa brasileira relaxou e sofreu um gol, dessa vez marcado pelo craque marfinense Drogba.

A seleção da Costa do Marfim apelou para as faltas, Elano saiu da partida contundido e Kaká entrou na pilha e foi expulso após confusão com Keita. Em sua terceira Copa do Mundo Kaká demonstrou uma infantilidade inadmissível, e agora precisando jogar para adquirir ritmo de jogo irá desfalcar o Brasil na sexta-feira contra a seleção de Portugal.

Mais cedo a atual campeã Mundial, a Itália, decepcionou novamente. Empatou em 1 x 1 contra a fraca seleção da Nova Zelândia. O Paraguai, após vencer a Eslováquia por 2 x 0, é o líder do grupo F. Na última rodada a Itália depende só de si mesma, basta vencer a seleção da Eslováquia que estará classificada para as oitavas, mas precisa mostrar o futebol que ainda não demonstrou nesta Copa. (Foto: GloboEsporte.com.br)

Boa surpresa

Posted: sábado, 19 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
1

Passados 26 jogos da primeira fase da Copa do Mundo, eu pergunto qual o melhor jogo da Copa até agora? Acredito que o nível das partidas, infelizmente, não está sendo dos melhores, poucos gols, craques machucados ou fora de forma e equipes preocupadas mais em defender do que atacar. Mesmo com esses agravantes lembrei-me de algumas boas partidas, Alemanha 4 x 0 Austrália, México 2 x 0 França, Argentina 4 x 1 Coréia do Sul, e EUA 2 x 2 Eslovênia.

Mas na minha opinião (só a minha hein, eheheh) e para a minha surpresa o melhor jogo da Copa até agora foi Dinamarca 2 x 1 Camarões. Após perderem na estréia e com medo de serem eliminadas precocemente, as duas equipes se lançaram ao ataque. Mas o jogo não foi 100% maravilha, Camarões deu uma aula de como perder gol e Dinamarca uma aula de como não sair jogando na defesa. Eto’o aproveitou uma bobeira da zaga da Dinamarca e abriu o marcador logo aos dez minutos do primeiro tempo. Bendtner empatou a partida ainda no primeiro tempo, aos 33 minutos. No segundo tempo, apesar de toda pressão dos Africanos, a Dinamarca chegou à virada com Rommedahl, aproveitando a ingenuidade do marcador de Camarões. Com o resultado a Holanda, que hoje cedo tinha ganhado de 1 x 0 do Japão, garantiu uma vaga nas oitavas de final e Camarões foi a primeira seleção da Copa a ser eliminada matematicamente.

Ontem, pelo grupo C a Inglaterra fez uma de suas piores atuações dos últimos anos e não saiu de um 0 x 0 sem graça contra a seleção da Argélia. Parece que os ingleses passam pelo mesmo problema que nós brasileiros, seu principal jogador não está bem. Rooney ainda não recuperou a sua boa forma do Manchester, quando chegou a ser apontado como melhor jogador do mundo na época. Com Rooney mal, Heskey sendo Heskey e Gerrard e Lampard sem ainda encontrarem uma posição em campo, o English Team sofre para passar de fase. Na última rodada a Inglaterra pega a líder do grupo, a seleção da Eslovênia que tem quatro pontos. EUA com dois pontos enfrenta Argélia que só tem um ponto.

O bicho papão da primeira rodada, a Alemanha, decepcionou em sua segunda partida na Copa. Perdeu de 1 x 0 para a seleção da Sérvia, a zebra está correndo solta na África do Sul! (Foto: GloboEsporte.com.br)

Lakers campeão

Posted: sexta-feira, 18 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
5

Em tempos de Copa do Mundo é natural falar só sobre a própria Copa, somente eventos especiais para desviar um pouco o foco, e um desses eventos são as finais da NBA. Nesta quinta-feira a equipe dos Los Angeles Lakers fechou em 4 x 3 a série contra o Boston Celtics. O bicampeonato representa o 16° título da franquia (terceiro contra o Boston), e agora só está a um títulos de alcançar o recordista, que é o próprio Celtics com 17. O técnico Phil Jackson conquistou seu décimo segundo título de NBA, onze como técnico e um como jogador.

Na minha última coluna sobre a NBA (10/06/10), a série final estava 2 x 1 para os Lakers. Como era de se esperar a série se “arrastou” até o sétimo jogo. No quarto jogo os Celtics empataram o confronto com uma vitória de 96 x 89 em Boston. O destaque da partida foi os jogadores do banco dos Celtics, que marcaram um total de 36 pontos na partida. No quarto período os Celtics marcaram 36 pontos, viraram o placar e fecharam a partida.

Ainda em Boston, os Celtics viraram o confronto com uma vitória de 92 x 86. Os 38 pontos de Kobe Bryant não foram suficientes para os Lakers saírem com a vitória do TD Garden. Podendo fechar a série e garantir seu 18° título de NBA, os Celtics tomaram uma verdadeira surra dos Lakers no sexto jogo. De volta ao Staples Center em Los Angeles, os Lakers venceram por 89 x 67. De um lado estava uma equipe que em nada lembrava a das duas últimas partidas, e do outro uma equipe que não queria ver sua torcida ir embora triste. Kobe Bryant com 26 pontos e Paul Gasol com 13 rebotes e 9 assistências foram os destaques da partida.

No sétimo jogo, também no Staples Center, prevaleceu à força dos donos da casa. Apesar do baixo placar, 83 x 79, foi uma bela partida de basquete, digna de finalíssima de NBA. Paul Gasol foi um monstro nos rebotes, principalmente os ofensivos, e Kobe Bryant mais uma vez foi o cestinha da partida com 23 pontos. O MVP das finais foi quem tinha de ser, Kobe Bryant foi espetacular! Kobe conquistou seu quinto anel de campeão da NBA.

Parabéns as duas equipes pelas belas temporadas e mais ainda pelo confronto final, mas como só uma pode ganhar Los Angeles Lakers campeão da NBA da temporada 2009/2010! (Foto: GloboEsporte.com.br)

Zebras e recuperação de um artilheiro

Posted: quinta-feira, 17 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Sabemos que é difícil confirmar favoritismo no futebol, esporte onde em um lance de sorte o adversário pode marcar um gol e depois se fechar todo evitando o empate. E foi isso que aconteceu com a Espanha, a “fúria” tropeçou na Suíça e complicou todos os palpiteiros que participam de bolões da Copa do Mundo. Agora é juntar o elenco, ver onde erraram e partir para o segundo jogo, não tem tempo para ficar lamentando. Esse inesperado resultado da Espanha pode colocá-los na frente do Brasil, já nas oitavas. Mas vamos deixar para pensar nisso depois...

Já falando da segunda rodada da primeira fase, Higuaín calou a boca de seus críticos nesta quinta-feira na vitória de 4 x 1 da seleção da Argentina sobre a Coréia do Sul. O atacante do Real Madrid marcou três gols e já disparou na artilharia da Copa do Mundo 2010. Não vejo muita diferença técnica entre Higuaín e Diego Miltio, e não questiono a preferência por Higuaín. A Argentina jogou bem e praticamente garantiu uma vaga nas oitavas de final, mas insisto na tecla que é preciso melhorar o sistema defensivo. Demichelis falhou no gol da Coréia e Samuel, o melhor zagueiro da Argentina, saiu machucado logo no início da partida. É bom o Maradona usar seu tempo de treino buscando sempre melhorar sua seleção, e esquecer do Pelé.

A Grécia marcou seu primeiro gol na história das Copas do Mundo e conseguiu também sua primeira vitória, venceu por 2 x 1 a Nigéria. Esta foi a primeira virada na Copa do Mundo 2010. O resultado embolou o grupo, as seleções da Coréia do Sul e Grécia têm três pontos e a Nigéria ainda não conquistou nenhum, mas as três ainda têm chances de garantirem a segunda vaga do grupo.

O México fez uma boa partida e venceu a “poderosa” França por 2 x 0. Javier Hernández e o veterano Blanco marcaram os gols do México no segundo tempo, mas até agora o melhor jogador mexicano na Copa se chama Rafael Márquez. O zagueiro do Barcelona marcou na estréia contra a África do Sul e fez um preciso lançamento para Hernández abrir o marcador. Já a França não jogou nada até agora na África, o treinador francês Raymond Domenech pode se preparar para escutar as críticas merecidas. Melancólica, essa é a palavra certa para descrever até agora a última Copa de Thierry Henry, no banco de reservas o veterano atacante nada pode fazer para evitar o vexame de sua seleção.

No grupo A, a liderança está com Uruguai e México com 4 pontos, e as duas seleções se enfrentam na última rodada da primeira fase. Um simples empate garante as duas seleções nas oitavas, mas seria importante ter um vencedor nessa partida e assim fugir da Argentina nas oitavas, já que ela deve passar em primeiro no grupo B. (Foto: GloboEsporte.com.br)

Brasil 2 x 1 Coréia do Norte

Posted: terça-feira, 15 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
5

Finalmente o Brasil começou sua trajetória rumo ao Hexa, começamos com uma vitória de 2 x 1 sobre a seleção da Coréia do Norte. Não foi o melhor dos resultados, ainda mais contra a seleção que foi, mas se levarmos em consideração que estréia sempre é complicada e que dois dos nossos principais jogadores ainda buscam o melhor ritmo de jogo (Kaká e Luis Fabiano), o resultado foi aceitável.

No início do primeiro tempo, o Brasil parecia que ia partir com tudo pra cima da Coréia, Robinho veio pedalando desde o meio campo, canetou o adversário e tocou para Kaká que demorou a chutar e acabou perdendo a bola. Mas ficou só na impressão mesmo, com um time sem movimentação e burocrático o Brasil não conseguia furar a retranca. O destaque da Coréia do Norte, Jong Tae-Se era a única preocupação do sistema defensivo, mas nada muito alarmante também. Veio o segundo tempo e a seleção cresceu de produção, Kaká e Elano começaram a chamar mais o jogo, Maicon e Michel Bastos apoiavam com mais freqüência, e foi justamente nessa jogada que saiu o primeiro gol do Brasil na Copa 2010. Aos 10 minutos, Elano tocou em profundidade para Maicon, que quase sem ângulo arriscou e fez o gol, o goleiro coreano que estava saindo para pegar o cruzamento foi traído pela sua precipitação.

O gol fez bem a seleção, que começou a chegar sempre com perigo. Prestes a sair do jogo, Elano recebeu excelente passe de Robinho e só tirou do goleiro para fazer o segundo gol do Brasil aos 26 minutos. Dunga até mexeu tentando colocar o time mais a frente, em busca do terceiro gol, mas aos 43 minutos em uma falha do sistema defensivo Yun Nam entrou cara a cara com Júlio César e descontou para a Coréia. Só para destacar, como joga bola o nosso zagueiro Juan, é sempre preciso nos desarmes. Michel Bastos e Robinho fizeram uma boa partida ofensivamente também.

Portugal e Costa do Marfim empataram em 0 x 0 no outro jogo do grupo G. Achei Cristiano Ronaldo apagado durante o jogo e Liédson como a principal arma ofensiva de Portugal. A Costa do Marfim com a presença de Drogba é totalmente diferente, com ele em campo o time passa a ter uma referência e, mesmo jogando apenas os últimos 25 minutos da partida, ele quase garantiu a vitória dos Africanos no fim da partida.

A Itália conseguiu apenas um empate contra Paraguai no grupo F, a atual campeã do Mundo ainda precisa melhorar muito se quiser repetir o feito de 2006. A Holanda conseguiu uma vitória de 2 x 0 contra Dinamarca, ainda levo fé nesta seleção, ainda mais com a presença de Robben em campo. (Foto: Lancenet.com.br)

Fim de semana da Copa

Posted: segunda-feira, 14 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
3

O primeiro fim de semana da Copa do Mundo foi marcado pela estréia de três seleções sempre consideradas favoritas. Argentina, Inglaterra e Alemanha jogaram pelos grupos B, C e D, respectivamente. Até agora em 8 jogos foram marcados 13 gols, espero que esse número esteja apenas esperando Holanda, Brasil e Espanha estrearem para aumentar.

Com um excelente poderio ofensivo, a Argentina ainda precisa ajeitar a defesa. Na suada vitória de 1 x 0 sobre a seleção da Nigéria no belo estádio Ellis Park, vimos um show de erros bobos do sistema defensivo Argentino. Jonas Gutiérrez é bem fraquinho e Demichelis não repete as suas boas atuações do Bayern de Munique. Mas apesar dos erros, foi justamente um jogador de defesa que garantiu a vitória da Argentina, Gabriel Heinze marcou de cabeça logo aos 6 minutos do primeiro tempo. Higuain perdeu muitos gols e acredito que logo logo Diego Milito rouba sua vaga de titular. Messi não se escondeu em nenhum momento, buscou o jogo e ainda finalizou, mas esbarrou na excelente atuação do goleiro nigeriano, Eneyama. Na outra partida do grupo vitória de 2 x 0 da Coréia do Sul sobre a Grécia. Os gregos em nada lembram a seleção que conquistou a Eurocopa em 2004.

Faltou sorte e competência p
ara a Inglaterra estrear com vitória sobre a seleção dos EUA. Os ingleses começaram bem e Gerrard aproveitou belo passe de Heskey e fez 1 x 0 aos quatro minutos do primeiro tempo. Aos poucos a seleção americana foi se acertando no jogo e chegou ao empate com Dempsey aos 40 minutos, graças a um frangaço do goleiro Green. Por favor, não venham colocar culpa na Jabulani. No segundo tempo as duas seleções tiveram boas oportunidades, mas nenhuma delas chegaram ao segundo gol. No fim do jogo, apesar do empate, ficou a sensação da conquista de três pontos pelos EUA e zero pela Inglaterra. Vale destacar também a boa atuação do árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon, sua escalação foi marcada por reclamação por parte dos ingleses, mas o Simon soube conduzir bem o jogo. Na outra partida do grupo Eslovênia 1 x 0 Argélia.

A Alemanha foi a maior surpresa da Copa até agora, e foi uma surpresa positiva. Desde o início do jogo, Alemanha mostrou quem ia mandar na partida e venceu por 4 x 0 a Austrália. Podolsky, Klose, Müller, e o brasileiro naturalizado Cacau marcaram os gols alemães. Antes da Copa a Alemanha era eficiente mas não brilhava, na estréia da Copa eles chegaram a esse equilíbrio. Foi apenas o primeiro jogo, e contra uma seleção fraca, mas a Alemanha apresentou um meio campo ágil, jovem e com bom toque de bola. Em sua terceira Copa, Klose marcou seu 11° gol e está apenas á quatro gols de se igualar ao Ronaldo Fenômeno como maior artilheiro da história em Copas do Mundo. No outro jogo do grupo vitória de 1 x 0 de Gana sobre a Sérvia, foi a primeira vitória de uma seleção Africana neste Mundial. (Foto: GloboEsporte.com.br)

Começou a Copa do Mundo 2010

Posted: sábado, 12 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Começou a principal competição do Mundo, pelo menos para nós Brasileiros, a Copa do Mundo de futebol. De quatro em quatro anos somos agraciados com a disputa entre os melhores jogadores do Mundo. Pela primeira vez na história a competição chega ao continente mais esquecido do Mundo, a África.

O show de abertura foi uma grande festa, grandes artistas e as principais autoridades políticas da África do Sul e esportistas do mundo estiveram presentes no Orlando Stadium localizado no Soweto, bairro onde os negros moravam durante o Apharteid. A organização teve o bom senso de proibir os Sul-Africanos de entrarem no estádio com as vuvuzelas, temiam que o chato barulho vindo das cornetas fosse atrapalhar as apresentações. Vídeos com diversas personalidades, entre eles Pelé, foram exibidos e durante a apresentação uma promessa foi feita, a educação é o legado a ser deixado. PARABÉNS!

África do Sul e México deram o pontapé inicial na Copa no Soccer City, com um público de 84.490 torcedores. O jogo era marcado por pressão, os Bafana Bafanas não poderiam decepcionar o povo que tanto aguardava esse momento e ainda convivia
m com a escrita de que nenhuma seleção anfitriã perdera no jogo de estréia em Copas do Mundo. O México não tinha nada a ver com isso e foi melhor durante boa parte do primeiro tempo, mas não finalizavam a gol.

No segundo tempo o jogo melhorou e a torcida teve seu momento de êxtase aos 10 minutos quando Tshabalala abriu o placar com um golaço. A África pressionou em busca do seu segundo gol, mas foi o México que marcou, Rafa Márquez aproveitou cruzamento de Guardado e empatou o jogo aos 34 minutos. Fim de jogo e os Bafana Bafana saíram com o sentimento de que poderia ter sido melhor. Carlos Alberto Parreira segue em busca de sua primeira vitória em Copas do Mundo dirigindo uma seleção que não seja a Brasileira.

O outro jogo do dia foi entre França e Uruguai no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. O confronto entre os Bleus e a Celeste é o único possível confronto entre campeões Mundiais da primeira fase, e por isso merecia final melhor. Apesar de terem fortes nomes ofensivos, as duas seleções não saíram do zero no placar. Ribérry, Anelka, Thierry Henry, Diego Forlán e Louco Abreu não conseguiram marcar os primeiros gols de suas seleções no Mundial 2010. O treinador Francês foi burocrático em suas alterações e sua seleção deixou de dar um importante passo rumo à classificação para as oitavas de final, visto que o Uruguai jogou os últimos 10 minutos da partida com um jogador a menos.

Fim de semana promete com outros grandes jogos, destaque para as estréias da Argentina e da Alemanha e o jogo entre Inglaterra x EUA. ( Foto: GloboEsporte.com.br)

Já foram três jogos

Posted: quinta-feira, 10 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
3

Los Angeles Lakers e Boston Celtics vem fazendo o que se esperam deles, bons duelos nas finais da NBA. Apesar de os placares não ter sido tão apertados, os três jogos já disputados foram dignos das belas temporadas dos dois clubes. Os Lakers lideram a série por 2 x 1, e o quarto jogo da série será nesta quinta em Boston.

Os dois primeiros jogos foram em Los Angeles, no primeiro, vitória de 102 x 89 para os Lakers e no segundo vitória dos Celtics por 103 x 94. Na final da NBA em 2008, também entre as duas equipes, o Boston levou o título com uma excelente ajuda de seu trabalho defensivo anulando as principais peças dos Lakers da época, no primeiro jogo da série essa história se inverteu e os Lakers souberam marcar e atacar com a mesma eficiência necessária quando se joga contra os Celtics. Kobe Bryant foi o cestinha da partida com 30 pontos e Paul Gasol o ajudou com 14 rebotes. Vale lembrar que os times de Phil Jackson tem um recorde de 47 vitórias e 0 derrotas quando vencem a primeira partida de uma série de playoffs.

No segundo jogo, os Celtics se recuperaram e empataram a série. Isso fez os Lakers perderem a primeira partida em casa nestes playoffs. Rajon Rondo liderou o Boston com seu segundo triplo duplo (quando se consegue estatísticas de dois dígitos em três requisitos) nos playoffs desta temporada, ele marcou 19 pontos, pegou 12 rebotes e ainda deu 10 assistências. Ray Allen com 32 pontos na partida foi o cestinha. O jogo foi bem disputado e somente no quarto período que Boston sacramentou a vitória.

Em Boston, os Lakers conseguiram novamente reverter o mando da série com uma vitória de 91 x 84. Após um mal começo, os Lakers viraram o placar ainda no primeiro quarto e levaram o resultado até o final da partida. No quarto período o jogo estava equilibrado mas então Derek Fisher apareceu e marcou 11 dos seus 18 pontos na partida. Kobe Bryant foi o cestinha com 29 pontos e Kevin Garnett bem que tentou, mas seus 25 pontos não foram suficientes.

Mudando de assunto, amanhã começa a Copa do Mundo 2010, momento que não agüentava mais esperar. Vou procurar assistir todas as partidas e comentar com vocês o que for de mais relevante. Para o bem do espetáculo da Copa, chega de contusões das principais estrelas!
(Foto: NBA.com)

Uma nova esperança

Posted: segunda-feira, 7 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Todo brasileiro tem um carinho especial pelo Grand Slam de Roland Garros, devido ao tricampeonato conquistado pelo nosso Gustavo Kuerten. Neste ano podemos perceber que no futuro o tênis brasileiro pode crescer e novamente figurar no primeiro escalão do cenário mundial. Nossas autoridades não souberam aproveitar da melhor maneira o fenômeno “Guga” para impulsionar o esporte no país, mas esperamos que dessa vez o esporte seja melhor divulgado e com melhores oportunidades de iniciação.

Thomaz Bellucci fez sua melhor campanha em Grand Slans, chegando até as oitavas de final. Foi eliminado pelo melhor jogador de saibro na atualidade, Rafael Nadal, que veio a ser o campeão do torneio. Hoje (07/06), Thomaz está em 24° lugar no ranking da ATP, bem diferente do ano passado, quando estava em 134°. Com dois títulos conquistados na carreira (ATP de Gstaad em 2009 e ATP de Santiago em 2010), o brasileiro vem de uma crescente significativa, não apenas no ranking da ATP, mas também no seu jogo. A expectativa não é que ele seja um novo Guga, e sim o próprio Thomaz Bellucci jogando o seu melhor jogo e conquistando títulos e respeito dos adversários. Nadal chegou a afirmar que até então o jogo contra o brasileiro tinha sido o mais difícil do torneio.

Se Thomaz representa o presente, Tiago Fernandes representa o futuro do tênis do Brasil. O alagoano de 17 anos conquistou no início do ano o Austrália Open na categoria juvenil, feito que nenhum outro brasileiro tinha conquistado e que lhe rendeu na época o 1° lugar no ranking juvenil da ATP. Hoje ele está em terceiro lugar. Para manter o sucesso nos profissionais, além de buscar sempre melhorar o seu jogo, Tiago precisa crescer no aspecto mental.

Outro brasileiro no top 100 do ranking da ATP é Ricardo Mello que está no 92° lugar. Temos visto boas duplas surgirem representando o Brasil. A dupla Marcelo Melo/ Bruno Soares conquistaram recentemente o título do ATP 250 de Nice, na França, e em Roland Garros chegaram até as quartas de final, eliminando no caminho os então primeiros colocados do ranking de duplas, os irmão Bob e Mike Bryan.

Falando em Roland Garros, no masculino Rafael Nadal conquistou seu penta campeonato, e dessa vez sem perder nenhum set sequer durante toda a competição. De quebra Nadal ainda recuperou o primeiro lugar do ranking da ATP. No feminino a italiana Francesca Schiavone surpreendeu as favoritas e levou o caneco para a Itália. Foi o primeiro título de Grand Slam que uma tenista italiana conquistou.

Palpites para a Copa do Mundo 2010

Posted: sábado, 5 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Faltam apenas 6 dias para a Copa do Mundo 2010. A Copa do Mundo caminha para a sua décima nona edição, e mais uma vez terá 32 seleções participando. Desde a sua criação já disputaram o campeonato mais importante do Mundo 81 seleções diferentes, já contando com as duas estreantes da Copa 2010 (Eslováquia e Sérvia). Algumas já nem existem mais, como as extintas URSS e Sérvia e Montenegro, e outras que nem imaginamos quando irá disputar outra Copa, como Bolívia e Haiti. As 32 seleções se dividem em oito grupos, e os dois melhores de cada grupo se classificam para o mata-mata. Quem ganha avança, e quem perde volta para casa. Conforme prometido, vamos aos palpites!

No grupo A passam México em primeiro e França em segundo, no B passam Argentina em primeiro e Nigéria em segundo, no C passam Inglaterra em primeiro e EUA em segundo, no D passam Alemanha em primeiro e Gana em segundo, no E passam Holanda em primeiro e Dinamarca em segundo, no F passam Itália em primeiro e Eslováquia em segundo, no G passam Brasil em primeiro e Portugal em segundo, e no H passam Espanha em primeiro e Chile em segundo.

Nas oitavas teremos os seguintes confrontos: México x Nigéria, França x Argentina, Inglaterra x Gana, EUA x Alemanha, Holanda x Eslováquia, Dinamarca x Itália, Brasil x Chile, Espanha x Portugal. Passam para a próxima fase México, Argentina, Inglaterra, EUA, Holanda, Itália, Brasil, e Espanha.

Nas quartas teremos os seguintes confrontos: México x Inglaterra, Holanda x Brasil, Argentina x EUA, Itália x Espanha. Chegam até as semifinais às seleções da Inglaterra, Holanda, Argentina, e Espanha. Nas semifinais dois jogos espetaculares, Inglaterra x Holanda e Argentina x Espanha. A final será entre Holanda x Espanha. O vencedor da Copa 2010 será a Holanda!

Calma pessoal, eu sempre erro nas previsões. É só um palpite baseado no que eu vi até agora, mas sabemos quem um lance bobo, uma jogada espetacular ou um erro da arbitragem pode mudar todo o rumo de uma partida, e conseqüentemente dos meus palpites.

Ami$to$o da $eleção

Posted: quinta-feira, 3 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: ,
2

Quanto vale um amistoso contra a seleção Brasileira de futebol? Segundo alguns veículos da imprensa, a CBF recebeu 3,2 milhões de Reais do governo do Zimbábue pela realização do amistoso nesta quarta-feira. Primeiro vamos deixar o aspecto técnico que envolvia esse amistoso, e vamos falar sobre o social. Sabemos que o futebol Brasileiro percorre o mundo, países com índice de pobreza ao extremo vêem na nossa Seleção um motivo para sorrir. Levando apenas isso em conta, a realização do o amistoso foi louvável.

Agora vamos pensar no lado humanitário que faltou à CBF neste amistoso. Zimbábue, segundo pesquisa da ONU, é o país com menor expectativa de vida no mundo, em média se vive apenas 42 anos no país. Cerca de 10% da população é infectada pelo vírus HIV, não tem moeda própria, tem a maior taxa de inflação do planeta, e está há 30 anos nas mãos de uma mesma pessoa, o ditador Robert Mugabe. Vendo reportagens na TV vi que para se ganhar dinheiro com o comércio no Zimbábue tem que trabalhar no ramo alimentício, roupas e calçados encalham porque o pouco dinheiro que a população tem só da para comprar comida.

Por que a CBF não pegou esses 3,2 milhões e ajudou na construção de um hospital nesse país? Ou então em escolas? Além do excelente exemplo que a Seleção daria, ia ajudar a mostrar para o mundo os problemas do Zimbábue. Sei que é fácil falar, mas é muito mais fácil pensar em ajudar o próximo. Por ano, só de patrocinadores, a CBF recebe mais de 200 milhões, fora as cotas de amistosos. Já que não paga salários aos jogadores, com o que gasta a CBF? Os valores pagos em prêmios por conquistas não chegam nem perto desse valor.

Falando sobre o jogo em si, fica difícil fazer uma avaliação contra a fraca seleção do Zimbábue. Mas de positivo há de se destacar a atuação do Robinho, a volta ao Santos lhe fez muito bem. Maicon fez um lançamento a lá Gérson no segundo gol e Júlio Batista começou bem em sua busca para calar a boca de muitas pessoas, inclusive a minha. De negativo o destempero sem motivo mas já previsível do Felipe Melo e a fraca atuação de Kaká. Por que não enfrentar uma seleção com características das Seleções do grupo G? Se o medo é ter jogador machucado, sabemos que esse risco ocorre até em treinos. Segunda-Feira tem outro amistoso, dessa vez contra a Tanzânia. Ahhhhhhh agora sim...

Vendo outros amistosos cheguei a uma conclusão, a Holanda vem mais forte do que eu pensava. Van Persie se recuperou da grave contusão que sofreu, e junto com Sneidjer e Robben prometem fazer barulho nesta Copa 2010. (Foto: GloboEsporte.com.br)