Nova geração européia
Posted: sábado, 31 de julho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores: Futebol Europeu
As duas seleções chegaram à final não por sorte e nem por acaso, essas mesmas duas seleções se encontraram dois anos antes na final da Euro Sub-17, na ocasião deu Espanha. Agora foi diferente, a França venceu de virada a Espanha por 2 x 1 e chegou ao seu segundo título na competição.
A França estava no grupo A ao lado de Áustria, Inglaterra e Holanda, e com duas vitórias (sobre as seleções da Áustria e da Holanda) e um empate se garantiu na primeira posição do grupo. Nas semifinais a vitória de 2 x 1 sobre a Croácia garantiu a França na final. Já a Espanha vinha de 100% de aproveitamento, vitória sobre as seleções da Croácia, Portugal e Itália na primeira fase e sobre a seleção da Inglaterra nas semifinais.
Finalmente os franceses terão motivo para sorrir com o futebol, além do fracasso na Copa, os escândalos sexuais de dois de seus principais jogadores (Ribéry e Benzema) mancham um pouco a linda camisa construída por Platini e Zidane. Agora cabe ao técnico da seleção principal, o ex-jogador Laurent Blanc, saber a hora certa de convocar os meninos. Não deve colocá-los na fogueira, e sim ir mesclando a nova geração com a antiga geração que ainda pode render.
Já a Espanha é impressionante o trabalho de base deles, já tendo uma fantástica e consagrada geração, eles mostram que não querem perder o ritmo nos próximos anos. O curioso é a presença de dois brasileiros nessa seleção Sub-19, Thiago Alcântara (filho do ex-jogador Mazinho) do Barcelona e Rodrigo do Real Madrid. Mesmo tendo uma das ligas mais ricas do mundo e com grandes jogadores de diversas nacionalidades jogando no país, a Espanha mostra que é sim possível fazer um positivo trabalho de base. (Foto: GloboEsporte.com.br)