Futebol com a bola oval

Posted: sábado, 11 de setembro de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Brasileiro tem mania de só aceitar o futebol com a bola redonda, mas deixando um pouco a teimosia de lado veremos que o futebol com a bola oval também é interessante. O futebol americano cresce a cada dia no Brasil, ligas regionais e nacionais são formadas e o esporte é praticado principalmente nas areias das praias. O futebol americano não é apenas um jogo de força e velocidade, o considero o esporte mais tático de todos os esportes. São inúmeras jogadas com outras inúmeras variações na defesa e no ataque que as equipes precisam saber para poderem surpreender os seus adversários.

Na quinta-feira começou a temporada 2010/2011 da NFL (National Football League, ou seja, a Liga Nacional de Futebol Americano), e os atuais campeões New Orleans Saints venceram o Minessota Vikings por 14 a 9. Os jogos da primeira rodada continuam no próximo domingo e na segunda. Vale lembrar que as equipes só jogam uma vez por semana na temporada regular, sempre no domingo ou na segunda (a não ser que seja jogo de estréia da temporada ou jogo de feriado, como ocorre no dia de Ação de Graças), e cada equipe folga por uma semana na temporada.

São 32 equipes divididas em duas conferências (Americana e Nacional), cada conferência é dividida em quatro divisões (leste, oeste, norte e sul) com quatro equipes cada. Nas 17 semanas de temporada regular as equipes da mesma divisão se enfrentam em jogos de ida e volta, há ainda um jogo contra cada equipe de uma divisão da mesma conferência, um jogo contra cada equipe de uma divisão da outra conferência, e dois jogos contra equipes definidas através de um sistema de cálculos adotado pela NFL, totalizando 16 jogos por equipe na temporada regular. Os playoffs são distados entre os oito vencedores de cada divisão e mais os dois melhores de cada conferência. São jogos únicos, só avança quem vence.

O Super Bowl, como é conhecida a final do futebol americano, é o evento mais importante dos EUA em termos de esporte. O país todo assiste ao jogo, desde o presidente até o mais simples morador americano. Pode-se dizer que o Super Bowl equivale ao nosso carnaval, tamanha expectativa criada para o evento. Este ano será disputado o Super Bowl XLV, o maior vencedor é Pittsburgh Steelers com seis títulos, seguido do San Francisco 49ers e Dallas Cowboys com cinco títulos cada. Oakland Raiders, Washington Redskins, Green Bay Packers, New England Patriots, e New York Giants, com três títulos cada, fecham a lista de maiores vencedores do Super Bowl.

Se você gosta do esporte, mas não entende muito as regras, leia esta coluna publicada pelo meu amigo blogueiro do NET Esportes (http://netesporte.blogspot.com/2010/09/as-regras-da-nfl-futebol-americano.html) e assistam às partidas transmitidas sempre nos domingos e nas segundas à noite pela ESPN. Eu aprendi assistindo e jogando videogame eheheh... Encerro a coluna fazendo um pedido, se vocês ainda não têm um time para torcer na NFL, sejam solidários e aumentem a torcida do meu time, o Washigton Redskins!

2 comentários:

  1. Claro que não tem problema, eu inclusive agradeço muito por ter colocado o link para o meu blog .....

    Aproveito para dizer que meu time favorito é o Green Bay Packers, pois a primeira vez que vi NFL foi o Super Bowl em que o Packers foi campeão pela última vez ..... lembro que um cara fez um touchdown correndo quase o campo inteiro e foi inacreditável ....

    Torço pelo Brett Favre também, pena que ele estreiou com derrota ...

  1. Acho que nem é mania de só aceitar o futebol com a bola redonda, vejo mais pelo lado cultural mesmo.

    A galera aqui pratica futebol desde criança e claro que é um esporte mais acessível e tal.

    O futebol americano tem suas qualidades, mas a prática dele é complicada, se vc for olhar compra de equipamento, local, etc...

    Essa explicação das regras no Net Esporte é mto boa mesmo e vale a pena conferir...