Pontapé inicial nos Campeonatos Inglês e Português

Posted: sábado, 14 de agosto de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
4

Neste fim de semana começa um dos campeonatos mais equilibrados da Europa, o campeonato inglês, também conhecido como Premier League.

O Manchester United e o Liverpool são os recordistas de títulos, cada um tem 18 canecos. Apesar da liderança, desde a temporada 1989/90 que o Liverpool não conquista o título mais importante da Inglaterra. Nesse período de seca, o Manchester venceu a primeira divisão por 12 vezes e se igualou ao Liverpool. Arsenal com 13 títulos, Everton com nove, Aston Villa com sete, e Sunderland com seis completam a lista dos maiores vencedores. O Chelsea só tem quatro conquistas no currículo, sendo três conquistados na era Abramovich (2004/05, 05/06 e 09/10).

Os favoritos são os quatro grandes da Inglaterra, estando o Manchester United e o Chelsea um paço a frente de Arsenal e Liverpool, e mais a nova força Manchester City. Desde que perdeu Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, o Manchester procurar um companheiro para Rooney, ano passado as tentativas com Owen e Berbatov não foram bem sucedidas. Para essa temporada a aposta é no jovem mexicano Javier Hernandéz, comprado do Chivas-MEX por oito milhões de euros. O “chicarito” é bom jogador e que foi uma das revelações da Copa 2010.

O Chelsea perdeu muitos jogadores, Joe Cole foi para o Liverpool, Ballack voltou para o futebol alemão, Ricardo Carvalho foi para o Real Madrid, e Deco e Belleti voltaram para o futebol brasileiro. Mas mantiveram o craque Drogba e trouxeram Ramires do Benfica e o meia Yossi Benayoun do Liverpool. Porém o sonho dos “Bleus” ainda é o Neymar do Santos, os ingleses já ofereceram 68 milhões de reais, mas o Santos quer mais.

A melhor notícia para o Arsenal e para o Liverpool foi a manutenção de seus principais jogadores. Fábregas, Gerrard e Fernando Torres estavam na lista de transferência de grandes clubes europeus, como Barcelona, Real Madrid e Chelsea, mas apesar de toda especulação continuam em seus clubes. O mais novo clube rico da Inglaterra, o Manchester City, foi o que mais contratou para essa temporada. Chegaram David Silva, Yaya Touré, Jerome Boateng, Aleksandar Kolarov, e Balotelli. O clube ainda tenta trocar Robinho com o sueco Ibrahimociv do Barcelona. Estes, junto com Tevez e Adebayor, prometem brigar pelo título na Inglaterra nessa temporada.

Além dos cinco citados, Tottenham, Everton e Aston Villa vão dar trabalho para os grandes. O Tottenham, inclusive, estará na Liga dos Campeões. A primeira rodada já tem um grande clássico, Liverpool x Arsenal se enfrentam neste domingo!

Outro campeonato que começa neste fim de semana é o português. Sempre recheado de brasileiros, o campeonato português tem boas atrações, mas não muitas surpresas ao logo de sua história. Em 76 anos de disputa, apenas cinco clubes conquistaram o campeonato. Benfica é o atual campeão e lidera com 32 conquistas, o Porto vem em segundo com 24 e o Sporting em terceiro com 18. Por isso esses três clubes, são sempre os favoritos na disputa. Belennenses e Boavista, com um título cada, completam a lista de vencedores da Primeira Liga.

Conhecido como um trampolim para os grandes centros, o campeonato Português não teve uma contratação de impacto para esta temporada. Existe ainda muita especulação, de concreto podemos citar a contratação do atacante Walter (ex-Internacional) e do meia João Moutinho (ex-Sporting e da seleção portuguesa) pelo Porto, dos argentinos Franco Jara (atacante, ex-Arsenal de Sarandí) e Nicolás Gaitán (meia, ex-Boca Juniors) pelo Benfica, e do goleiro Felipe (ex-Corinthians) e do atacante Élton (ex-Vasco) pelo Braga.

Hoje em dia ficou muito mais fácil acompanhar os campeonatos europeus, os canais ESPN continuam transmitindo os principais jogos do campeonato inglês e o SporTV anunciou a transmissão do campeonato português para esta temporada. Então só nos resta dizer uma coisa: que role a bola!

4 comentários:

  1. Oi Filipe,tudo bem!Agradeço pelo comentario e, é claro que aceito fazer uma troca de links,vai ser um prazer.

    já estou te seguindo e já coloei seu link em meus parceiros!

    Abraços!

  1. Considero a Premier League muito interessante, acho os estádios fantásticos e a plasticidade dos jogos digna de Champions League e até Copa do Mundo .... ou Eurocopa. Torço pelo United e até gosto do Chelsea e do Arsenal, mas não do Liverpool !!!!!

    Já o português não me agrada muito, aliás fora o inglês eu só gosto do Espanhol e do Italiano, equipes tradicionais e tal ... agora alemão, holandês e qualquer outro não gosto mesmo de ver.

  1. Campeonato Portugues eu to começando a acompanhar esse ano, por intermedio de uns amigos blogueiros...
    Benfica meio fudido nos ultimos jogos e só sei isso...
    Desconhecimento total!
    ahuauhauh
    :*

  1. Olá amigo!

    Obrigado pelos cumprimentos! Tudo de bom pra vc tbm!

    Acho que nesse campeonato potugues o Braga pode surpreender... fez boas contratações... Está com um time equilibrado e forte!

    Já no Inglês, pra mim se o time do Manchester City se encaixar, vai ser mto forte, tomara que não fique com vaidades igual ao Real Madrid, onde já tivemos provas que um time cheio de galaticos ou estrelas não teve mostra que deu muito certo. Vamus ver o que acontece, mas o City está forte e muito forte!

    Tenha uma ótima semana!

    Abraçosss