Pan-Pacífico de natação 2010

Posted: segunda-feira, 23 de agosto de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Neste fim de semana aconteceu o Pan-Pacífico de natação nos EUA, competição mais importante do ano na natação. A competição tem esse nome porque, inicialmente, era disputada por países que fazem fronteira com o Oceano Pacífico, mas hoje em dia já expandiu seus horizontes, tanto que o Brasil disputou. Com oito medalhas conquistadas em cinco dias de competição, o Brasil fez sua melhor campanha.

Desde o Pan-Americano de 2007 que nossa natação deu um salto de qualidade, conquistando títulos e recordes antes inimagináveis. O maior responsável por esses resultados foi o César Cielo, que desde as Olimpíadas de 2008 mostra que ele é o nadador mais rápido do mundo. No Pan-Pacífico, Cielo não saiu satisfeito com seus resultados. Foram três medalhas, uma de ouro nos 50m de nado borboleta, uma de prata nos 50m livre e outra de bronze nos 100m livre. A de ouro nem era esperada, pois o nado borboleta não é uma de suas especialidades, mas o segundo e o terceiro lugar no nado livre decepcionaram Césão, palavras dele próprio.

É bom o atleta ter a sua autocrítica, ele tem que saber que sempre pode melhorar a sua técnica em alguma coisa. O choro de decepção com o terceiro lugar nos 100m livre mostra que Cielo sabe que pode nadar muito mais e que algo em sua preparação deu errado dessa vez. Com 23 anos, Cielo já é o maior nadador brasileiro da história. Nomes como Gustavo Borges, Xuxa, Ricardo Prado e outros, apesar de terem elevado e muito o nível da natação brasileira, não conquistaram o que Cielo já conquistou.

Outros excelentes resultados no Pan-Pacífico foram o ouro de Felipe França nos 50m peito (competição que desbancou o bicampeão olímpico), a prata de Nicholas Santos nos 50m borboleta, os bronzes de Thiago Pereira nos 200m e 400m medley, e o bronze de Fabíola Molina nos 50m costas. Outros bons nomes passaram em branco, prova que o nível da nossa natação sobe a cada ano.

É bom nossas autoridades esportivas aproveitarem o bom momento da natação e investir mais no esporte, não podem deixar passar despercebido o fenômeno César Cielo, assim como fizeram com o Guga no tênis. Outro dia vi uma reportagem na TV que quando Cielo conquistou o ouro olímpico, as autoridades tinham prometido fazer de Santa Bárbara D’Oeste, terra de Cielo, um pólo na natação brasileira. Piscinas públicas iam ser construídas e jovens carentes iam ter a oportunidade de ter contato com o esporte. Hoje, dois anos depois, a promessa ainda não saiu do papel! (Foto: GloboEsporte.com.br)

2 comentários:

  1. lamentável esperar que o governo faça alguma coisa, o Cielo só é bom porque tinha recursos para treinar lá fora ...... o triste é ver que nem com a proximidade das Olimpíadas no Brasil eles se mexem .....

  1. O Governo fala e fala que vai investir em esporte e nada! É uma pena, pois o esporte gera empregos e retorno para quem pratica se for bem adiministrado.

    Não podemos somente denpender que as empresas privadas apoiem os esporte, o poder público deve cumprir o seu dever e ter partcipação pq eh um bem pra sociedade.....

    Vamus ver o q acontece com os novos eleitos no poder...

    Mas achu q tbm esse resultados foi pq o Cesão foi pro lado mal da vida! rsrsrsrsrsrrss... Virou Mulambo isso q dá... rsrsrsrsrsr