16° Mundial de Basquete Masculino

Posted: quinta-feira, 26 de agosto de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
6

Em busca de voltar a ser uma potência no basquete mundial, nossa seleção começa neste sábado a disputar o 16° Campeonato Mundial de Basquete masculino, dessa vez disputado na Turquia. Serão 24 seleções disputando o torneio, que em termos de importância só perde para a as Olimpíadas. A competição surgiu em 1950, e desde 1970 é disputada em anos de Copa do Mundo de futebol.

A maior vencedora é a extinta Iugoslávia com cinco títulos (1970, 1978, 1990, 1998, e 2002), os americanos, que encantaram com o Dream Team em 1994, possuem três títulos. O Brasil é bicampeão mundial no torneio, conquistando o título em 1959 no Chile e em 1963 no Brasil, mas a última boa campanha foi em 1986 com o quarto lugar. A Argentina possui um título, assim como a atual campeã, a Espanha.

As 24 seleções se dividem em quatro grupos de seis seleções, as quatro melhores de cada grupo passam para as oitavas de final. Depois é mata-mata até chegar à final, quem vence segue na competição e quem perde vai embora para casa. O Brasil está no grupo B, ao lado de EUA, Eslovênia, Croácia, Irã, e Tunísia. Nossa seleção tem condições de passar da primeira fase e apagar a péssima imagem deixada no último mundial, quando fomos eliminados na primeira fase com uma vitória e cinco derrotas.

Os doze convocados por Rubén Magnano foram: Alex Garcia (ala-armador), Anderson Varejão (ala-pivô), Guilherme Giovannoni (ala), JP Batista (pivô), Leandrinho (ala-armador), Marcelinho Machado (ala-armador), Marcelinho Huertas (armador), Marquinhos (ala), Murilo (ala-pivô), Raulzinho (armador), Tiago Splitter (pivô), e Nezinho (armador). Nosso quinteto titular deve ficar com Marcelinho Huertas, Leandrinho, Alex, Varejão e Tiago Splitter.

Temos no comando da nossa seleção um baita técnico, Rubén foi vice-campeão Mundial em 2002 e ouro olímpico em 2004 com a seleção da Argentina. Mesmo com o desfalque de última hora de Nenê, nossa seleção é talentosa e conta com jogadores em grande forma. Tiago Splitter foi eleito o MVP da temporada européia e agora irá disputar a NBA com a camisa do San Antonio Spurs. Anderson Varejão continua no Cleveland Cavaliers e Leandrinho foi envolvido em uma troca entre o Phoenix (seu ex-clube) e o Toronto Raptors. Alex continua decisivo, principalmente na marcação, defendendo as cores do Brasília, atual campeão da NBB, e Marcelinho Huertas já defende a um bom tempo clubes da Europa.

Nosso maior adversário dessa primeira fase é, sem sombra de dúvidas, os EUA. Mesmo sem os destaques da NBA, como Kobe Bryant e Lebron James, os americanos são fortes e contam com o talento do ala Kevin Durant, cestinha da última temporada regular da NBA, do armador Chauncey Billups e do pivô Lamar Odom, entre outros. A estréia da nossa seleção será no sábado contra o Irã às 15h30m, com transmissão do Sportv e dos canais ESPN. (Foto: www.cbb.com.br
)

6 comentários:

  1. acho q dessa vez vai.
    adoro basquete, jogava na escola, disputava campeonatos intensos no cefet daqui,rss

    o q faz com q torça pelas seleçoes de basquete igual na copa de futebol,nenê vai fazer falta mas ainda temos outros bons joadores de alto nível,pelo menos no time titular, enfim,é esperar e torcer.

    valeu!

  1. Ron Groo says:

    Temos um dos melhores times dos últimos anos. Acho que faremos bonito, mas nem pensar em titulo... Não é pra tanto..

  1. Vou ficar na torcida para que o Brasil capriche nesse Mundial. Temos um bom treinador, um bom time e o brasileiro adora basquete, desde que com um bom time.

    Vou torcer muito daqui para nossos meninos na turquia.

    Abraço e sds vascaínas!

  1. Fala Filipi.Amigo tive a oportunidade de ver ouns dos grandes times que o Brasil teve,com Oscar e Marcel,dava gosto de ver aquela equipe,depois disso amargamos um jejum muito grande de revelações para esse esporte,ficamos sem talento,mas agora estou empolgado,vejo a melhor geração dos ultimos tempos,claro que acho muito dificil ser campeão,mas fazer um bom papel já será um grande resultado para nosso baskeste.
    Boa sorte para nossa seleção!
    Abs!

  1. Mesmo com o desfalque de Nenê... Achu que agora vai! O Brasil tá com um bom time e não achu impossível levar o caneco pra casa!

    Vou torcer muito, pq esse time voltou com a vontade de defender as nossa baneira lá fora, como antes n havia acontecendo...

    Dá-lhe Brasil!!!!!!!!!

  1. Quem poderá se dar bem nesse Mundial? Não sei não se o Nenê não fará falta para o Brasil, os EUA estão meia boca e a Espanha parece que não terá Pau Gasol ..... a Argentina tb não terá Manu Ginobili e o Yao Ming se recuperando de lesão também ta fora na China .... é tipo um Mundial sem grandes estrelas dando chance para as zebras .... tomara que o Brasil surpreenda como imagina o técnico espanhol ....