Uma nova esperança

Posted: segunda-feira, 7 de junho de 2010 by FilipeJMS in Marcadores:
2

Todo brasileiro tem um carinho especial pelo Grand Slam de Roland Garros, devido ao tricampeonato conquistado pelo nosso Gustavo Kuerten. Neste ano podemos perceber que no futuro o tênis brasileiro pode crescer e novamente figurar no primeiro escalão do cenário mundial. Nossas autoridades não souberam aproveitar da melhor maneira o fenômeno “Guga” para impulsionar o esporte no país, mas esperamos que dessa vez o esporte seja melhor divulgado e com melhores oportunidades de iniciação.

Thomaz Bellucci fez sua melhor campanha em Grand Slans, chegando até as oitavas de final. Foi eliminado pelo melhor jogador de saibro na atualidade, Rafael Nadal, que veio a ser o campeão do torneio. Hoje (07/06), Thomaz está em 24° lugar no ranking da ATP, bem diferente do ano passado, quando estava em 134°. Com dois títulos conquistados na carreira (ATP de Gstaad em 2009 e ATP de Santiago em 2010), o brasileiro vem de uma crescente significativa, não apenas no ranking da ATP, mas também no seu jogo. A expectativa não é que ele seja um novo Guga, e sim o próprio Thomaz Bellucci jogando o seu melhor jogo e conquistando títulos e respeito dos adversários. Nadal chegou a afirmar que até então o jogo contra o brasileiro tinha sido o mais difícil do torneio.

Se Thomaz representa o presente, Tiago Fernandes representa o futuro do tênis do Brasil. O alagoano de 17 anos conquistou no início do ano o Austrália Open na categoria juvenil, feito que nenhum outro brasileiro tinha conquistado e que lhe rendeu na época o 1° lugar no ranking juvenil da ATP. Hoje ele está em terceiro lugar. Para manter o sucesso nos profissionais, além de buscar sempre melhorar o seu jogo, Tiago precisa crescer no aspecto mental.

Outro brasileiro no top 100 do ranking da ATP é Ricardo Mello que está no 92° lugar. Temos visto boas duplas surgirem representando o Brasil. A dupla Marcelo Melo/ Bruno Soares conquistaram recentemente o título do ATP 250 de Nice, na França, e em Roland Garros chegaram até as quartas de final, eliminando no caminho os então primeiros colocados do ranking de duplas, os irmão Bob e Mike Bryan.

Falando em Roland Garros, no masculino Rafael Nadal conquistou seu penta campeonato, e dessa vez sem perder nenhum set sequer durante toda a competição. De quebra Nadal ainda recuperou o primeiro lugar do ranking da ATP. No feminino a italiana Francesca Schiavone surpreendeu as favoritas e levou o caneco para a Itália. Foi o primeiro título de Grand Slam que uma tenista italiana conquistou.

2 comentários:

  1. Tomara que essa safra possa mesmo preencher a lacuna deixada por Guga, pena q o Brasil nao dá muito valor a tenis, a nao ser qunado tem alguém ganhando, mas se para de ganhar logo é relegado a segundo plano, basta dizer q Guga no ano que encerrou a carreira ganhou homenagens em Paris e New York,durante os Abertos locais, e aqui no Brasil? nada, pois nao estava mais no auge,enfim,vida que segue, bolinha q quica, tenis é muito legal!

  1. Quando Guga fez suecesso, o tênis argentino que cresceu .... eles chegaram a ter quase dez entre os 50 ou 100 melhores na época .... mas hoje em dia só o Potro e olhe lá .... tomara que dê certo pata o Bellucci e o Tiago, mas igual ao Kuerten acho que ainda vai levar muito tempo ....

    PS. eu tb gostaria de ter visto Kuerten contra Nadal, seria épico .... e olha que tirando o Soderling esse ano e o próprio Nadal.... o último que havia ganho do Federer em Roland Garros foi o Guga ..... em 2004 .....